SERMÃO:BECO SEM SAÍDA

(Pregado pelo Pr Josias Moura de Menezes)

Êxodo 14:1-14

1. Introdução

Encontrei uma poesia e gostaria de recitá-la:

O homem sussurrou: “Deus, fale comigo”…  e um passarinho cantou. Mas o homem não ouviu.

Então, o homem gritou: “Deus, fale comigo”… E trovões e raios apareceram no céu. Mas o homem não notou.

O homem olhou em volta e disse:  “Deus, deixe-me ver o Senhor”… E uma estrela brilhante apareceu. Mas o homem não percebeu.

O homem gritou: “Deus, mostre-me um milagre”… E uma vida nasceu. Mas o homem não reparou.

Então, o homem clamou em desespero: “Toque-me, Deus, e deixe-me saber que o Senhor está aqui”…Ao que Deus o tocou suavemente. Mas o homem espantou a borboleta que pousara no seu ombro.

O homem chorou: “Deus, eu preciso da sua ajuda” … E um e-mail chegou trazendo boas notícias e palavras de encorajamento. Mas o homem o deletou e continuou a chorar…

MORAL: Muitas vezes, nós não conseguimos escutar Deus e vê-lo nas coisas simples da nossa vida. Talvez tenha sido por esse motivo que Deus tenha levado o povo de Moisés até um beco sem saída, para que diante do mar, frente a uma situação difícil pudessem  aprender a escutar Deus.

Muitas pessoas só escutam Deus quando as circunstâncias estão complicadas, quando estão sendo provadas. É por isso que Deus nos coloca em alguns becos sem saída.

2. Tema

O BECO SEM SAÍDA É UM LUGAR PARA ONDE DEUS NOS LEVA PARA SERMOS PROVADOS. NESTE LUGAR PODEMOS FALHAR, MAS ALÍ DEUS NOS AJUDARÁ A VENCER.

3. O que aprendemos sobre o beco sem saída:

3.1 O beco sem saída é um lugar para onde Deus nos conduz para sermos provados  v.1-9

“1  Disse o SENHOR a Moisés:  2  Fala aos filhos de Israel que retrocedam e se acampem defronte de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele vos acampareis junto ao mar.  3  Então, Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão desorientados na terra, o deserto os encerrou.  4  Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. Eles assim o fizeram.  5  Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus oficiais contra o povo, e disseram: Que é isto que fizemos, permitindo que Israel nos deixasse de servir?  6  E aprontou Faraó o seu carro e tomou consigo o seu povo;  7  e tomou também seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito com capitães sobre todos eles.  8  Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram afoitamente.  9  Perseguiram-nos os egípcios, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavalarianos, e o seu exército e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom.

Tento imaginar a reação do povo quando Deus os manda ficar acampados num lugar que não lhes proporcionava nenhuma defesa contra o exército inimigo. Diante do mar vermelho o povo estava indefeso. Geograficamente estavam cercados na frente pelo mar, aos lados por montanhas impossíveis de serem transpostas, e por trás pelo exército inimigo dos egípcios.

Até mesmo o Rei dos Egípcios declara no v.2, que os judeus estavam desorientados. Essa atitude do Rei ilustra a atitude de algumas pessoas quando vêem outras em situação difícil. Nessas horas, não faltam pessoas para zombar ou ridicularizar o cristão.

Mas devemos lembrar de que Deus estava ali com o seu povo. Não importa se estamos no deserto, não importa se estamos em um beco sem saída na vida. Importa é que estejamos com Deus.  Alguém disse: “Se Deus resolvesse descer até o inferno, o inferno seria transformado por causa da sua gloriosa presença” Portanto, importa é que Deus esteja presente conosco.

Outro detalhe importante é que Deus diz no versículo v,4: “Serei glorificado”. Num beco sem saída, num momento difícil de nossas vidas, ou nas provações, o nome de Jesus será glorificado, Ele se revelará como Deus poderoso. Creia, não perca as esperanças, pois Deus é fiel.

3.2 O beco sem saída é o lugar onde às vezes falhamos com Deus v.10-12

“ 10  E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.  11  Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito?  12  Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.” (Êxodo 14:10-12 RA)

Em situações difíceis nos evidenciamos aquilo que realmente somos e qual é a qualidade da fé que nós temos. Quando somos atingidos por alguém ou por alguma situação, temos a oportunidade de demonstrar o tipo de Cristianismo vivemos.

A Bíblia relata que o povo de Deus não teve ousadia e fé naquele momento tão difícil. Eles não usaram uma visão de fé para discernir aquela situação. O texto diz no v. 10 que “levantaram os olhos… e temeram muito”.

Muitas pessoas do povo de Deus começaram a murmurar e diziam a Moisés: “nos tiraste de lá para que morramos neste deserto” v 11. Muitos em suas lamentações começaram a desejar a vida antiga que haviam deixado para trás. Essa tem sido a estratégia do Diabo. Ele tenta provocar em nós o saudosismo do pecado, das coisas que deixamos para seguir Jesus. E nessa hora muitos falham com Deus, por não terem visão espiritual e fé que os ajude a crer na presença de Deus em momentos difíceis. No beco sem saída precisamos aprender a glorificar e crer que não seremos abandonados ou deixados para traz.

Nas horas difíceis precisamos ser como os apóstolos que não prisão adoravam a Deus em vez de reclamaram ou murmurarem Atos 16:25.

3.3 O beco sem saída é o lugar em que Deus nos ajuda v.13-14

“13  Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. 14  O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.” (Êxodo 14:13-14 RA)

Deus permitiu que o povo fosse provado para que vislumbrassem a grande vitória que seria dada. O povo iria viajar durante 40 anos no deserto, e muitos precisavam ver um grande milagre no início daquela viagem para que pudessem renovar seus ânimos e continuar dispostos a prosseguir.

Moisés diz ao povo: “Vede o livramento que o Senhor hoje vos fará”. Talvez esta seja a palavra que você precise escutar hoje para ficar novamente animado e voltar a crê mais na providencia de Deus para tua vida. Nestas horas difíceis lembre-se que você não está sozinho.

4. Conclusão

Um famoso palestrante começou um Seminário segurando uma nota de 20 dólares. Numa sala, com 200 pessoas, ele perguntou:  – Quem quer esta nota de 20 dólares?”

Mãos começaram a se erguer. Ele disse:  – Eu darei esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem-me fazer isto!

Então ele amassou a nota. E perguntou, outra vez: – Quem ainda quer esta nota?  -As mãos continuaram erguidas.

- Bom – ele disse – e se eu fizer isto? E ele deixou a nota cair no chão e  começou a pisá-la e esfregá-la. Depois pegou a nota, agora imunda e amassada, e  perguntou:  – E agora? Quem ainda quer esta nota?  Todas as mãos permaneceram erguidas.

- Meus amigos, vocês todos devem aprender esta lição. Não importa o que eu  faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta cédula, porque ela não  perde o valor.  Ela ainda valerá 20 dólares. Essa situação também se dá conosco.

Muitas vezes, em nossas vidas estamos num Beco sem saída, somos amassados, pisoteados e ficamos sujos,  por decisões que tomamos ou pelas circunstâncias que vêm em nossos  caminhos. E assim, ficamos nos sentindo desvalorizados, sem importância.  Porém, creiam, não importa o que aconteceu ou o que acontecerá, jamais  perderemos o nosso valor ante o Universo. Quer estejamos sujos, quer  estejamos limpos, quer amassados ou inteiros, nada disso altera a  importância que temo para Deus.  O preço de nossas vidas não é pelo que  fazemos ou sabemos, mas pelo que SOMOS!  Somos  especiais.VOCÊ é especial para Deus. Muito especial. Jamais se esqueça disso!  Deus te abençoe!

About these ads

Sou Pastor, músico e professor de teologia. Curso atualmente Análise de sistemas e Licenciatura em Matemática. Resido atualmente na cidade de João Pessoa/PB, onde pastoreio e leciono em vários seminários.

Publicado em Igreja
4 comentários em “SERMÃO:BECO SEM SAÍDA
  1. Moabe Alves disse:

    se DEUS esta conosco portas vão ser aberta.amem

  2. Anônimo disse:

    Preciosa Palavra. Louvado seja Deus por esse discernimento. Na minha vida a palavra chave desse estudo foi PROVIDÊNCIA. Deus os abençõe poderosamente.

  3. Anônimo disse:

    otima msgem me deu uma ampla visao acerca dessa palavra DEUS ti abençoe

  4. Luciana disse:

    Gostei de ouvir essa palavra de comfoto deus te abencoe

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

TOTAL GERAL DE ACESSOS:
contador de visitas

Digite seu Email para fazer sua assinatura e receber notificações deste site.
Após confirmar abra sua caixa de Email para concretizar sua assinatura.

Junte-se a 3.760 outros seguidores

Veja o curriculo eclesiástico de Josias Moura de Menezes

Veja o currículo de Josias Moura

Nosso contato:

josiasmoura@hotmail.com

Telefone para envio de mensagens SMS:

(83) 9619.9711 TIM
(83) 8612.6728 OI

ATENÇÃO: NÃO ATENDEMOS A LIGAÇÕES. RESPONDEMOS APENAS A MENSAGENS DE CELULAR.

COMPRE APOSTILAS EM NOSSA CENTRAL APOSTILAS CRISTÃS
Veja a loja Virtual do Pr Josias Moura. Clique na imagem abaixo:
Curso de teologia Básica
Curso para ministros de louvor e adoração
Curso de missões e Evangelismo
Curso de Aconselhamento e Capelânia Cristã
Curso de especialização em Hermenêutica
Adquira nossos CDS

Os cds abaixo possuem um amplo material para seu crescimento espiritual. Há estudos Bíblicos, sermões, comentários, etc..., para que você possa utilizá-los como fonte de consulta diária.

CD. 01: Biblioteca do conhecimento Teológico
CD. 02: Biblioteca do conhecimento Cristão Vol. 01
CD. 03: Biblioteca do Conhecimento Cristão Vol. 02
CD.04: Biblioteca Digital do Pregador
CD. 05: Comentários Bíblicos
CD. 06: Biblia de Estudo Pentecostal
CD. 07: Homilética. A arte da elaboração e comunicação de sermões
CD. 08: Missões e Evangelismo
CD 09. Corinhos para o culto infantil da Tia Amanda e Sua turma
CD 10: Biblioteca Digital de Estudos sobre a família Cristã
CD 11: Biblioteca Digital de Louvor e adoração
CD 12. Coletânia Digital de sermões do Pr Josias Moura
CD 13: Biblioteca dos recursos para o ministério infantil
CD 14. BIBLIOTECA DIGITAL DO CONHECIMENTO CRISTÃO VOL 03
CD 15. PLAYBACK do CD Louvores para o culto infantil Vol. 01
CD 16. Corinhos para o culto infantil Vol. 03
CD 17. Enciclopédia Bíblica- histórica – Teologica – filosófica da Bíblia – 06 volumes em arquivos digitalizados no formato PDF.
CD 18. Bíblioteca Temática de estudos para Escola Bíblica dominical, cultos de doutrina, e grupos familiares.
Comunidade
E-mail para contato:
josiasmoura@gmail.com
Comentaríos recentes deixados por nossos leitores
Idenor Vieira Guimar… em Sermão: Vitória…
Ev. Gustavo Gouveia… em Sermão: Vitória…
Domingas Ferreira em Sermão para culto da fa…
Domingas Ferreira em Curso de missões em Ato…
Roberval Cordeiro em 17.09.2014 – EBD –…
Wilson Maia em 17.09.2014 – EBD –…
Manoel Silveira de O… em 17.09.2014 – EBD –…
Anônimo em 17.09.2014 – EBD –…
Marcelo Miranda em TEMA: Restituindo a pér…
Sergio Dias da silva em SERMÃO PARA EVENTO OU C…
Santa Meire em SERMÃO: ABRAÃO, UM PAI EX…
jairo da conceição em Sermão: Atitudes de…
Anônimo em Sermão para o dia dos p…
Paulo Luiz Mendonça em ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS…
Wander Goncalves Vie… em Aula de apologética…
Aqui você pode administrar o site, e instalar RSS na barra dos favoritos.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.760 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: