SERMÃO: Como uma família pode vencer as suas crises no mundo de hoje

(Sermão pregado pelo Pr Josias Moura na semana da família da Igreja Betel Geisel)

“24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;  25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;  27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mateus 7:24-27 RA).

1.  Introdução

Quando estudamos as famílias bíblicas, observamos que muitas delas enfrentaram crises gravíssimas.

A primeira família na Bíblia a enfrentar uma grande crise foi a de Adão. A crise surgiu entre os seus filhos. Caim começou a encher o seu coração com ciúme e inveja. Ciúme e inveja são sentimentos profundamente destrutivos. Na família de Jacó houve um serio problema de relacionamento entre os seus filhos. José era objeto de ciúme e inveja. Seus irmãos rejeitavam os seus sonhos e se revoltavam contra o pai, por este ter preferência por José. E mais tarde o venderam como escravo para o Egito.

Na família de Abraão, houve uma grave crise entre Sara e uma serva chamada Hagar. Deus havia prometido a Sara um filho. Sara não espera o cumprimento da promessa de Deus, e pede a Abraão que tenha um filho da escrava.  Esta precipitação de sua parte, gera uma mais tarde insegurança e ciúme no coração de Sara contra a Serva. Sara ordena a Abraão que mande-a embora com seu filho.

Ao lembrarmos da família de Ana, recordamos dos conflitos que ela enfrentou dentro da sua casa com Penina. Ana era humilhada por não poder ter filhos. Mas, Deus a honra e abre a sua madre.

Todas estas famílias venceram seus conflitos porque estavam firmadas sobre a rocha. E este é o primeiro modelo de família.

2.  O primeiro modelo: A família firmada sobre a rocha

  • “24  Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;  25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

Veja o que diz o verso 24: “…edificou a sua casa sobre a rocha…”.  Ele nos fala sobre uma casa firmada sobre a rocha. Este é o nosso primeiro modelo de família. Aquela que está firmada  na rocha.

Mas, o que simboliza a rocha? A rocha é símbolo de resistência, de durabilidade, de persistência, de firmeza e de estabilidade. O projeto de Deus para as nossas famílias é que elas tenham as qualidades da rocha, isto é, que elas tenham a resistência, a firmeza, a estabilidade, e a durabilidade.

Para nossa família ter as qualidades da rocha, precisamos firmá-la em Cristo. Precisamos colocar Jesus no centro das nossas decisões. Precisamos colocar Cristo na solução de nossos conflitos e crises.

Por que casamentos acabam, famílias não duram, e não resistem? Porque não estão firmados sobre a rocha, que é Cristo. Veja o que diz a palavra de Deus em Dt 32.3,4 : “…dai grandeza da nosso Deus. 4 Ele é a Rocha cuja obra é perfeita….”.

Encontramos mais uma informação importante nesta palavra de Mateus 7:24 no verso  25: “…e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.”

Ao ser exposta ao vento, tempestades, a enchentes,  a casa sobre a rocha continua firme. Assim é a família no projeto de Deus.  Esta família terá momentos de crise, de angústia, e até de dor, mas ficará firme e inabalável, porque o Senhor Deus que está no comando desta família é inabalável e firme.

Olhando hoje para a realidade de sua família, de sua casa, de seus filhos, dos relacionamentos que existem em seu lar, do ambiente de convivência que há em sua casa, você pode concluir que sua família está firmada na rocha?

Lembre-se do que diz o salmo 127:1.: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam”.

Vamos ao segundo modelo de família…

3.  O segundo modelo:  A família firmada sobre a areia.

  • 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

ILUSTRAÇÃO. Na Itália existe uma famosa torre, chamada de Torre de Pizza. Ela foi construída sobre um solo instável, como a areia, e por isso começou a ficar inclinada. Os engenheiros tiveram que reforçar as bases dessa torre para que ela não caísse. MORAL. Do mesmo que uma torre afunda se estiver firmada sobre a areia há muitas famílias que estão em processo de ruína, e decadência porque não estão firmadas na rocha que é a  palavra do senhor.

Jesus fala no verso 26: “…edificou a sua casa sobre a areia…”.  A areia é o símbolo da incerteza, da inconstância e da instabilidade.

Mas, o que representa essa areia para a família? A areia é a falta de Deus e do perdão, e a ausência da comunhão, da oração, da comunicação, do diálogo, é a intolerância, é o ciúme, é o alcoolismo. Não permita que a sua família seja destruída. Firme-a em Cristo.

4.  Conclusão

Quero relembrar a você a história de Jó. A família de Jó estava destruída. Estava no fundo do poço. Das profundezas da sua angustia, Jó ergueu ao céu dezesseis vezes a pergunta: Por que? Por que estou sofrendo? Por que perdi os meus filhos? Por que minha dor não cessa? Por que o Senhor não me mata? Por que o Senhor não responde as minhas orações?

Jó lança para Deus mais de trinta vezes sua queixa amarga. Abre o seu coração, extravasa a sua dor, espreme as suas feridas e chora as suas magoas. Como resposta as suas perguntas perturbadoras, naquele momento ele só escutou o silencio. Deus não queria falar naquela hora.

A mulher de Jó ficou revoltada com Deus e pediu ao seu marido para amaldiçoa-lo. Os amigos de Jó fizeram-lhe causticas e falsas acusações, dizendo que ele estava sofrendo por causa de seus graves pecados.

Aquela família estava num nevoeiro denso. Estava precisando de um avivamento. Então, do meio das trevas da dor, surge a luz da esperança. Do caos brotou a restauração. Do deserto, uma fonte de esperança começou a jorrar. Deus se revelou a Jó. Mostrou-lhe sua soberania e seu controle sobre todas as coisas. Jó compreendeu que os desígnios de Deus não podem ser frustrados (42.2). O sofrimento de Jó, em vez de endurece-lo, levou-o para mais perto de Deus (42.5,G). Deus converteu em benção toda maldição que o diabo lançou sobre Jó. Tudo o que o diabo tomou de Jó, Deus trouxe de volta.

Deus restaurou os bens de Jó (42.10). Ele ficou o dobro mais rico. Seus negócios prosperaram. Seus empreendimentos deram certo. A benção de Deus o enriqueceu.

Deus restaurou a saúde de Jó (42.1G,17). Deus o curou de todas as suas enfermidades. Ele viveu mais cento e quarenta anos e viu sua descendência se prolongar na terra.

Deus restaurou o seu casamento (42.12,13). Aquela mulher amarga e revoltada foi curada por Deus e eles tiveram uma linda história de amor.

Deus restaurou os filhos de Jó (42.13-1G). Deus lhe deu outros dez filhos. Agora, Jó tem dez filhos no céu e dez filhos na terra. O detalhe e que suas filhas agora são as mulheres mais bonitas do oriente.

Satanás tentou destruir Jó, mas este saiu da crise mais fortalecido, mais rico e mais perto de Deus.

Hoje Deus pode fazer também um milagre na sua vida e na sua família. Se você esta vivendo em crise, mas confia em Deus, então, deixe de murmurar, ore e esteja certo de que um milagre está a caminho. Deus quer restaurar as finanças do seu lar. Ele quer salvar os seus filhos. Ele pode curar as suas enfermidades. Ele quer abençoar o seu casamento e reconciliar você com aqueles que o fizeram e ainda o fazem sofrer. Hoje e dia de restauração para o seu lar. Agora é o tempo de buscar um avivamento para a sua família!

About these ads

93 thoughts on “SERMÃO: Como uma família pode vencer as suas crises no mundo de hoje

  1. Parabéns, estava procurando uma palavra para culto no lar que eu não conheço as pessoas e não sei qual o problemas que estão enfrentando mas orei a Deus e esta mensagem me tocou profundamente.

  2. Estamos vivendo dias de dificuldade em que muitos casais esquecem dos seus filhos e so pensam em si mesmo acham que na primeira dificuldade que passam e melhor separar esquecendo assim o verdadeiro valor da falimilia, por isso pastor que Deus tem lhe usado para orientar muitas familias a edificar a sua casa na ROCHA que é JESUS, Pastor que Deus te ilumine e te abençoe sempre amem.

  3. pastor josias deus te abençoe,esta mensagen me ajudou muito,comecei a pregar em minhqa igreja e sempre leio suas mensagens antes e não nego uso muitos trechos delas e tem sido uma benção,que deus continue te usando pra ajudar outras pessoas como tem me ajudado.DEUS te abençoe.

  4. PR Adimilson pedro barbosa. em 02/01/2013 as 23:53

    Que Deus te abençoe por essa formidavel e preciosa palavra de Deus
    precisamos sim preocuparmos com as familias que e o alvo principal do inimigo de nossas almas .

  5. apaz do senhor pastor josias,esta mensagem foi bençao na minha vida,e de minha familia jesus,te abençoi ricamente……

  6. Abençoado Pr. Josias, que o grande Deus continue lhe dando muita sabedoria e inspiração para mais mensagens como essa !! Pr. Ronaldo Moraes.

  7. Apaz… Que palavra abençoada… Estamos vivendo um tempo ao qual precisamos muito orar por restauração nas familias.. em nossa igreja estamos fazendo uma campanha todas as quartas-feiras voltada as famílias.. nos ajudem em oração!!! Deus abençoe.

  8. Estamos realizando a Campanha da Familia em nossa igreja, em suas diversas áreas, pedi orientação a Deus e Ele me levou à sua mensagem…
    Foi muito útil, muito obrigada, que Deus continue te abemçoando.

  9. A paz…estava procurando uma palavra para ministrar em uma igreja sobre famílias e achei este maná que ,Deus continue lhe abençoando mais e mais.Um forte abraço.

  10. pastor quando li sobre a restauração do casamento de jó na verdade me surpreendi pelo fato de não ter isso explicito na Bíblia mas quando ela propós ao seu marido abandona o teu Deus nos mostra sua firmação na areia, em momento nenhum mostra falta de amor pelo seu parceiro e como Deus conhece os corações e sabe como ninguém as qualidades dos nossos sentimentos por que não restaurar esse casamento.

  11. eu estva procurando umamnsagem sobre a familia para deixar pra igreja hoje, e econtrei a sua que por sinal,mto abençoada! Obrigada! Que Deus o abençoe!

  12. Maravilhosa mensagem, vinda direta do trono de Deus, a minha alma se alegra pela sua vida abençoada, homem de Deus, que Deus continui lhe dado inspirações maravilhosissímas.

  13. a paz do senhor gostei muito da mensagem,tem muitas familia sendo destruidas precisando de uma palavra assim , que deus te abençoe

  14. A paz do senhor!

    Pastor, que o senhor continue te usando como instrumento em sua mãos,pois, muitos precisam ouvir essa mensagem. Muitas são as familias que estão sofrendo nesse exato momento,mas nem sempre encontra homens de Deus para lhes darem uma palavra de consolo como essa.

    Que Deus lhe abencoe.

    Lucival.

  15. GOSTEI MUITO DA MENSAGEM VOU APROVEITAR E FALA SOBRE FAMÍLIA NA MINHA IGREJA VICE MODERADOR LUCIOL QUEIROZ FILHO ÁGUAS LINDAS GO

  16. Parabéns por esta mensage abençoada, pois eu estava procurando uma palavra sobre família e encontrei,eu gostei muito desta mensagen que Deus abençoe seu ministério.

    • O Senhor e contigo!
      Eu amei, muitas veses estamos precisando de uma palavra para a nossa famiilia,porque em meio as lutas que enfrentamos,o senhor abre as mentes para refleti, eu creio que Deus vai fazer um grande milagre na vida da minha familia.
      Deus abençoe poderosamente o seu ministerio

  17. No início da mensagem achei interesante, mas no final,principalmente falando sobre Jó. tem pontos que não concordo, ex:
    1º A Bíblia não diz que Deus restaurou seu casamento
    a- A sua mulher mandando amaldiçoar a Deus, significa que ela já tinha amaldiçoado, não acredito que Deus abençoa quem o amaldiçoa.
    b- Nos últimos versículos não vemos nenhuma referência sobre ela; conclusão: Não vi restauração de casamento, acredito que Deus lhe deu outra mulher, assim como Ele lhe deu outros filhos.
    2º Deus não restaurou os filhos de Jó, deu-lhe outros.
    a- Não podemos afirmar que eles estão no céu, pois Jó constantemente fazia oração e sacrificio por eles, pois dizia: Porventura eles poderiam ter pecado contra Deus.
    b- No momento em que eles morreram, estavam bem diante de Deus?
    Não podemos afirmar tal fato.

    Deus te abençoe pastor.

  18. pb:paulo rovaris ; Pr josias muito obrigado por me conceder estas lindas mensagens gostei muito parabens Que O Senhor Deus lhe de graça e sabedoria para continuar esta obra tão maravilhosa .fique com a paz do Senhor e um grande abço.

  19. pastor eu estou sendo muito abençoado com sua mensagens ,Deus continue lhe usando mais e mais. fique na benção do Senhor

  20. Pastor vc e uma bençao na minha vida
    suas mensagens tem me ajudado bastante
    que continue te abençoando

  21. QUE DEUS TE ABENCOE GRANDEMENTE POIS A INTIMIDADE DO SENHOR E PARA QUEM O TEME TIREI O APERTO DO MEU CORACAO COM ESTAS PALAVRAS

    • DEUS ABENÇOE O SENHOR PASTOR QUE TRANSBORDA MAIS AINDA O SEU VASO DE AZEITE E UNÇAO QUE USE CADA VEZ MAIS PORQUE O SENHOR É UM INSTRUMENTO VALIOSO PARA O SENHOR QUE O ESPIRITO SANTO FLUI MUITAS BENÇÃOS NA SUA VIDA E DE SUA FAMILIA AMÉM.

  22. Que a paz do senhor Jesus esteja com todos,agradeço a Deus pela sua vida pastor que usado ricamente pelo Espírito Santo tem sido benção na vida de muitas pessoas.

  23. Graça e paz Pastor,que Deus te abençoe rica e abundantemente, pois esta mensagem esta edificando muitas vidas, louvado seja o nome do Senhor.

  24. paz do senhor jesus; muito obrigado por essa menssagen, pastor helbert 03188151919; igreja pentecostal chama do avivamento.

  25. a paz do senhor jesus cristo. obrigado pela esta palavra para que podemos ficar firme e colocar anossa familia na rocha que e jesus.e como diz paulo em atos 16:31.

  26. mensagem linda tudo que vem do nosso pai e lindo e puro que senhor continue te usando muito deus lhe abençoe ……

  27. Lendo este sermão, encontrei a resposta de DEUS para meus problemas. Sou simples pecadora, caminhando nos caminhos do Senhor, buscando salvar e edificar a minha familia. Preciso de ajuda e orientação. Se o Pastor me permitir, gostaria de procura-lo na igreja. DEUS o abençoe.

  28. QUE DEUS, CONTINUE TE USANDO PR. ESTA MENSAGEM TÊM ABENÇOADO VARIAS FAMILIAS QUANDO PREGO SOBRE A FAMILIA .

  29. Paz divina queridos do MEU PAI, sou amante de estudos sobre famílias, esse acima é recheado de promessas, doutrina, e tantas outras que nos alimentas, uma abraço.

  30. PAZ E GRAÇA MUITO BEM COLOCADA SUA MENSAGEM FUI ABENÇOADO COM ELA E O AMADO É FELIZ POR ESTA SER UM CANAL DE BENÇÃO PRA MUITA GENTE

  31. PAZ E GRAÇA MUITO BEM COLOCADA SUA MENSAGEM FUI ABENÇOADO COM ELA E O AMADO É FELIZ POR ESTA SER UM CANAL DE BENÇÃO PRA MUITA GENTE

  32. como e bom ver pessoas dedicando suas vidas a Deus.. Parabens!!! esta palavra e muito edificante para a familia

  33. sou levita da iigd putim sao jose dos campos,procurava uma palavra para ministrar o louvor e encontrei essa maravilha de mensagem,tao conhecida mas nunca a vi nesse conjunto de palavras, obrigado e parabéns, edmar gomes sjc

  34. parabens por esse trabalho maravilhosso que esta realizando, falar sobre familia é muito importante, gostei muito espero que continue, Deus lhe abençoe sempre.

  35. BOA TARDE NA PAZ DO SENHOR!!!
    EM RELAÇÃO AO SERMÃO FALOU MUITO EM MEU CORAÇÃO, E FICO-LHE GRATA SE PORVENTURA PUDER USÁ-LO EM MINHAS PREGAÇÕES PARA FAMILIA. OBRIGADINHO.
    FIQUE NA PAZ

  36. foi-me muito bom ter lido este sermao que Deus siga lhe abençoando , francisco pacifico membro da igreja evangelica pentecostal gideoes da fe de livramento rs.

  37. familia , é maravilhoso ver pessoas como o senhor
    , homem de DEUS , Josias divulgando o evangelho do senhor DEUS,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  38. bom dia;;
    pastor que DEUS,continue abençoando vcê e sua familia.
    creia que depois deste estudo que é uma benção na minha vida e na minha familia,creio eu que têm abençoados muitos lares.
    pastor estou orando pelo seu ministerio tenho acerta que o nosso DEUS, vai continua lhe usando na vida de muitas familia neste mundo.
    continue firme na rocha.
    “”Não se apovore,nem desanime,pois o senhor, o seu DEUS. estarà com você por onde você andar,

  39. SOU PR DA IGREJA EVANGELICA FE VIVA EM GRAVATA PERNAMBUCO E AMEI ESSES ESTUDOS E SERMOES. POIS TAMBEM TRABALHO COM FAMILIA E TEMOS ENCOTRADO SEMPRE DIVERSOS CASOS E CASOS NAS PESSOAS E FAMILIAS. E ENQUANTO MAIS TEMOS CONHECIMENTO, MAS PRECISAMOS APRENDER.

  40. Parabéns por esta mensagem abençoada,estava eu a procurar uma palavra para pregar no proxímo domingo,que Deus continue te abençoando ricamente…..!

  41. BOM DIA MEU AMADO IRMAÕ FIQUEI MUITO FELIZ EM CONHECER TEU SERMAÕ VALEU MUITO PARA MIM ,SE PODER MANDE ALQUNS PARRA MIM GOSTEI MUITO QUE O NOSSO DEUS CONTINUE TE USANDO E TE ABENÇOANDO UM GRANDE ABRAÇO EM CRISTO JESUS

  42. caro pr. Josias Moura parabens pelos estudos. Destaco oque fala obre a familia. Familia edificada sobre a rocha. que benção. abraçoos.

  43. Caro Pr. Josias, que Deus continue a iluminado a sua vida com mensagens tão maravilhosas. Gostaria se possível o amado me enviasse mensagens e artigos sobre famílias, pois trabalho com ministério de família e moro no interior de MG, e é tão difícil encontrar por aqui tais materiais, que Deus continue abençoando sua vida, família e ministério.

  44. Uma benção esta pregação que DEUS posso te dar muitas outras vou utiliza-la em nossa igreja, estamos tratando do mês das famílias e vai ser muito bom!

  45. Este sermão é uma benção, vou orar a Deus , para prega-lo na igreja.
    Que o Senhor continue te enchendo de graça e unção.

  46. Pr Este sermão falou muito ao meu coração posso utilisa-lo ele em um estudo para familia na minha Igreja?

    Obrigado que continuem te abençoando.

  47. Parabens pelo sermão, que o Deus de toda graça te abençoe grandemente e o Espirito Santo te ilumine e te inspire cada vez mais para que o irmão continue escrevendo sermões assim. Muito obrigado por este. Vou pregá-lo em minha igreja.

  48. QUE O TODO PODEROSO DEU COMTINUE TE USADO PODEROSAMENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEPOR LONGOS ANOS

  49. fiquei emocionada e quebrantada, estava apenas procurando algo para falar hj numa reuniao no lar com as irmãs da minha igreja… DEUS me tocou profundamenete atraves dessa palavra. muito obrigada que o SENHOR JESUS continue falando assim ao seu coraçao.
    FIQUE NA PAZ

  50. QUANDO EU MAIS PRECISEI DE DEUS , ELE ME MOSTROU SEU SERMÃO A RESPEITO DA FAMÍLIA. MUITO OBRIGADO POR ESTE SERMÃO . POIS QUERO SUA PERMISSÃO PARA UTILISALO NA MINHA IGREJA . FIQUE NA PAZ DO SENHOR

  51. por favor irmao sempre que tiver alguma mensagem de portas abertas ou familia me envie pois sou pregadora da palavra de deus

  52. irmao sou pregadora da palavre do senhor .prego sobre restauracao dos lares , sempre que tiver algumacoisa sobre portas abertas ou familias por favor me envie

  53. a paz do senhor. pt. josias gostei muito sermão da familia. em minha igreja nos temos o culto da familia, gostaria de solicitar do amado irmão se possivel emviar-me um tema sobre familia sou um novo covertido e gosto muito de participar desse culto.pois as vezes tenho oportunidade de trazer a palavra.ajude-me pasto.r muito abrigado que a paz de cristo brilhe cada vez mais em sua vida,

  54. Nos dia em que estamos vivendo as familias tem enfrentado crizes em todos os niveis, esta palavra vem de encontro as necessidades de muitas familias que estao em desespero, pois nao confiam mais no Deus todo poderoso. Parabens continue sendo instrumento de bencoas para muitas familias.

  55. Uma palavra muito abençoada e uma mesagem bem trabalhada. Parabens! Que Deus continue te abençoando e lhe capacitando.

  56. Este estudo é muito bom,Ele realmente é uma lição para as familias neste momentos tão difiçeis que ela vive.
    Creio que para vençer estas crises que abate a familia se ela,a familia não estiver pronta para vençer ela vai estar fadada a cair em verdadeiros escombros.

  57. descobri este site agora e estou achando os estudos uma bençao. que deus o abençoe , a voce e toda a sua familia, fique na paz!

  58. sou um jovem que sonho ser um pregado comecei dentro de um dos piores pressidio do espirito santo acada dia que leio ou ouço uma memssage dessa creio que vou alcança o meu obgetivo ea minha vamilia sera tabem sava um abraço e apaz do senhor

  59. Esta palavra é uma palavra profética,que muda transforma e restaura todas as familias que estão debaixo do julgo de satanas que DEUS a cada dia possa ,está derramando a sua benção sobre a tua vida porque eu vejo que realmente DEUS é contigo que a rocha que é o nosso senhor JESUS CRISTO, e que todos os dias estou firmando a minha casa sobre essa rocha .Recebi muito com esta palavra a paz do senhor.

    • a paz do senhor , ao ler esta mensagem fico muito contente , pois o que estava faltando nesta minha familia é a rocha verdadeira .

      • Parabéns por esta palavra abençoada, pois eu estava procurando uma palavra sobre família e eu gostei muito desta mensagen que Deus te abençoe.

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s