Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: Vença o medo e cresça.

VENÇA O MEDO E CRESÇA

INTRODUÇÃO 

“Ora disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei.” Gênesis 12:1

Um lugar tranquilo às vezes pode nem ser o melhor, mas você já está acostumado e bem acomodado. Sabe onde cada coisa está, conhece cada buraco, cada curva.

Zona de conforto normalmente é o lugar onde você se sente seguro, confortável em viver os seus dias.

Abraão, nosso personagem desta semana, foi confrontado exatamente neste lugar de conforto. Na sua própria terra e no meio da sua parentela, na terra que ele conhecia como a palma da mão, os familiares e amigos estavam ali, nada era estranho.

Um dia que aparentemente seria apenas mais um como todos os outros, Deus surpreende Abraão com uma frase e a palavra usada foi “SAI”.

OLHANDO PARA AS MUDANÇAS 

A vida tem que ser de constante crescimento. Nunca devemos parar de crescer. Nunca devemos fechar-nos naquilo que sabemos e supor que não há outros horizontes para avançar. O nível de conhecimento e de crescimento que você atingiu hoje, não é o nível de conhecimento e crescimento para onde Deus quer levar você. Então, não se deixe cair no terreno da mediocridade. Nunca se conforme com o que já sabe. Nunca pense que não há novas terras, novas montanhas e novos horizontes para conquistar. 

Abrão tinha setenta e cinco anos de idade. Não era um garoto de quinze anos que estava querendo experimentar de tudo. Não era um jovem de vinte e cinco anos que buscava aventuras e desafios. Não era um homem de trinta anos, que com coragem enfrentava a vida. Abrão era um velhinho de setenta e cinco anos. Quando um dia, o Senhor disse: “… Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai (dos teus avós, dos teus bisavós), e vai para a terra que te mostrarei.” (Gênesis 12:1) 

O problema é que não é fácil deixar a terra do conhecimento que já temos, para avançar na penumbra daquilo que não vemos, simplesmente pela fé. 

LUGARES ALTOS 

A humanidade toda vai descendo para o vale enquanto Deus vai levando Seus filhos para as montanhas. Aí está a diferença. Ir para o vale é muito simples. A própria lei da gravidade o leva para baixo. Mas, tente subir. Não é fácil. Seus pés sangram, você fica cansado, muitas vezes tem que sentar para descansar. Muitas vezes rola, escorrega. Muitas vezes você desanima. Não é fácil subir a montanha. É mais fácil descer para o vale. É por isso que multidões e multidões descem e são poucos os que aceitam o desafio de subir a montanha. – MT 7:13-14 -Leitura

VOCÊ ESTÁ É CRESCENDO 

“Outro dia estava falando com uma pessoa cheia de perguntas, inquietudes, de interrogações e eu lhe mostrei a Palavra de Deus. Ele me perguntava e eu lhe respondia. Abria a Bíblia e ele lia, sacudia a cabeça e perguntava novamente. Eu lhe mostrava a Palavra de Deus e ele lia. De repente, vi lágrimas nos seus olhos. Era um homem sincero, de bom coração que estava buscando a verdade. De repente, ao começar a ler a Bíblia, apareceram inquietudes, dúvidas, interrogações. E agora, ao mostrar-lhe mais e mais versos da Bíblia, seus olhos encheram-se de lágrimas e me disse: “Pastor, quer dizer que toda a minha vida estive errado?” “Não” – respondi-lhe. “Você não esteve errado. Você está crescendo. E enquanto estivermos vivos, nunca paramos de crescer.” 

Quando uma pessoa se converte, muitas vezes um dos seus primeiros pensamentos é esse: “Estive em pecado durante todo esse tempo, será que haverá perdão suficiente para mim? ” Ela vai ser apresentada ao plano da salvação e em seguida vai entender que tudo que ela passou até chegar ao ponto que está a fez crescer, seja com feridas, cicatrizes, pode ser que ela carregue dores. Mas agora é o momento da cura, para que seus nervos atrofiados pela rigidez da vida voltem a se desenvolver, porém, agora de forma saudável. 

“Não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro (Ef 4.14).”

HORA DE AVANÇAR 

Quando você escolhe não olhar para as suas impossibilidades, sua idade, grau de instrução ou qualquer outra coisa, é uma barreira que você quebra para se mover na direção de Deus e de sua vontade.

Pode ser que de repente, os amigos comecem a caçoar da sua fé, a zombar daquilo que você acredita e quando não conseguem, começam a persegui-lo. Viram-lhe as costas e muitas vezes você têm que abandonar algumas “terras” Quantos jovens foram rejeitados em suas casas por quererem seguir os princípios da Palavra de Deus? Quantas pessoas foram constrangidas em seus círculos de relacionamentos por já não compartilharem da mesma fé? 

Um dos grandes desafios enfrentados pelo cristianismo atual tem a ver com os “muitos ‘Cristos’ sendo oferecidos nas religiões comerciais do mundo, e muitos deles são falsos Cristos, Cristos distorcidos, caricaturas do Jesus autêntico”. Como a nossa visão sobre Cristo, sendo correta ou distorcida, pode influenciar nossa busca pela maturidade cristã? Onde podemos encontrar uma visão autêntica sobre o verdadeiro Cristo? E como podemos valorizar cada vez mais esta fonte da correta visão? A maturidade em Cristo está enfaticamente disponível não somente a um seleto grupo de pessoas; mas a todos.  

“Há dentro de você um cordeiro e um leão. A maturidade espiritual é a habilidade de permitir que o cordeiro e o leão deitem-se juntos.(…) Atentando somente para o leão, você se verá além de seus limites, e chegará à exaustão. Quando prestar atenção somente no cordeiro, você facilmente se tornará uma vítima de sua necessidade de receber atenção de outras pessoas. A arte da vida espiritual é sustentar plenamente tanto seu leão quanto seu cordeiro. Assim, você poderá agir de maneira positiva, sem negar suas próprias necessidades. E poderá pedir afeição e cuidado sem trair sua vocação”  (Henri Nouwen, A voz íntima do amor, Paulinas, 1999)          

Você está pronto para continuar crescendo? 

Faça a sua escolha hoje! 

“Partiu, pois, Abraão, como lho ordenara o Senhor…” Gênesis 12:4

2 comentários sobre “Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: Vença o medo e cresça.

  1. Pr. Josias Moura, homem de Deus, lhe acompanho a algum tempo, e tenho aprendido muito!
    Que o senhor continue crescendo espiritualmente segundo a direção do Espirito Santo, e que nosso Deus conduza este crescimento a cada dia mais… mais e mais!
    Pois o nosso limite é a plenitude do espirito com o Espirito Santo de Deus!
    Glorias a Deus!!!

    Diac. Amaro Saturnino – Igreja Evangélica “Leão de Judá” – Aracaju – Se.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s