Estudo para casais. Tema: Edificando a casa sobre a Rocha.

Edificando a Casa Sobre a Rocha

Textos : Gn 2:18-25; Salmo 127:1;  Mt 7:24-27; Is 38:1b; Gn 2:1-3.

A palavra FAMÍLIA é de origem latina (Família ae), e é usada para definir um vínculo doméstico, íntimo. Ao estabelecer seu projeto de criação, Deus fez tudo perfeito e numa cadeia sequencial. Por último, criou o homem e a mulher como o arremate, o ponto final. O livro de Gênesis traz duas narrativas sobre a criação do homem e da mulher: uma no capitulo 1, sintética, geral; e outra no capitulo 2, mais detalhada. O fato é que Deus criou o homem para a convivência. Ao criar o primeiro casal, deu-lhe o potencial reprodutor dizendo Ele: “Dou-lhes condição de gerar outros seres para que não estejam sós.” Deus é um ser comunicativo, e como o ser humano é a sua imagem e semelhança, herdamos dEle esta qualidade. Só há comunicação quando existe o outro. Por isso Deus fez a família como o primeiro centro comunicador, facilitando desta forma a saúde completa do indivíduo.

1) EXISTE FAMÍLIA PERFEITA?

Um dos muitos problemas, quando se trata sobre família, é o conceito no meio evangélico, de que, como crentes, nossa família tem que ser perfeita. Afinal, não temos um Deus, um Salvador, a Bíblia, a garantia de uma vida eterna? Isso é o que alegam os defensores desse conceito. Esquecem-se de que a família é formada por pessoas limitadas, imperfeitas, que carregam traumas emocionais, frustrações, que tiveram problemas de orientação na infância (os pais também não são perfeitos), e tudo isso influencia a vida comunitária íntima da família.

A pregação de que a família deve (ou tem de) ser perfeita leva muitas pessoas à frustrações nessa área, pois elas percebem que este é um alvo impossível de ser alcançado. Como não conseguem alcançá-lo camuflam os problemas, escondendo-os atrás de uma capa de aparência de que “tudo vai”, quando na realidade não vai. Estes pregadores estão levando as famílias a uma vida farisaica, o que pode ser um dos motivos dos filhos estarem abandonando a fé. Essa atitude torna-se um peso para as pessoas. Não foi isto que Deus planejou para nós seres humanos. Famílias perfeitas não, mas FAMÍLIAS FELIZES SIM

2) A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA EM QUATRO ÂNGULOS DIFERENTES.

  • Como fonte de procriação (o propósito de Deus). Gn 1:28; SI 128:6. “E Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra…” Cuidado, a missão de encher a terra não é só para você…
  • Como moderadora do caráter (lar como uma oficina). É na família que se forma o caráter da pessoa.
  • Como o paradigma da ordem social.
  • Como sinal da própria condição da sociedade. “Famílias arruinadas geram famílias arruinadas para a sociedade.” Está provado estatisticamente, que filhos de pais separados, tendem a separar-se também. Isto até parece uma maldição hereditária.

Rui Barbosa, grande pensador disse: “A pátria é a família amplificada. Multiplicai a família e tereis a pátria.” Isto é muito sério, porque cada pátria é a somatória daquilo que é a família, que por sua vez é formada por pessoas. O mundo, a pátria e a IGREJA serão resultados da estruturação da família, tal lar tal sociedade. É por esta razão que o casamento é a mais íntima de todas as relações humanas. Quando esta relação é boa e se desenvolve, ela fornece uma das maiores satisfações da vida.

ALGUNS PILARES DE SUSTENTAÇÃO DE UMA FAMÍLIA FELIZ.

1. “Por isso DEIXA o homem pai e mãe…” Gênesis 2:24. Deixar sim, abandonar NÃO. Muitos casais, não são abençoados como poderiam ser, porque depois que casaram, abandonaram os pais. Deus não pode abençoar pessoas assim. Em Efésios 6:2,3 está escrito: “Honra teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que TE VA BEM, e vivas muito tempo sobre a terra .”

2. O DEIXAR aqui fala de independência. GEOGRÁFICA. Há um provérbio que diz: “Quem casa quer casa”, isto tem muito a ver com a realidade. Tenho aconselhado os jovens que vão se casar, que, se possível, nos primeiros anos de vida conjugal, é bom morar um pouco distante da casa dos pais. Isto vai contribuir para que haja amadurecimento dos dois, como marido e mulher. FINANCEIRA. Quando os pais bancam tudo, eles se sentem meio dono do casamento dos filhos, e isto não é bom. EMOCIONAL. Pv. 23:22; 25:17. Se tudo o que acontecer em casa a esposa levar para a mãe, terá apenas crise na relação conjugal. Os pais deveriam intervir no casamento dos filhos de preferência quando forem solicitados.

3. Algumas sugestões para noras e sogras, segundo o casal Abrahão e Bertha Grinberg: Seja política, diplomática e tolerante. Respeite, seja realista. Não interfira. Acate o direito da outra à privacidade. Evite críticas, ofensas pessoais e interferências. Conselhos só quando solicitados. Não faça comentários sobre a casa da outra. Cada um tem o seu estilo. Seja cordial. Evite discussões. Use a discrição e resolva os problemas com sabedoria. Presenteie a sogra/nora, quando puder. Uma pequena lembrança encanta e muitas vezes custa pouco. Cuidado com a hipocrisia. Evite competição entre ambas. Só rivaliza quem se sente inferior e inseguro. Mostre com palavras e principalmente com atos seu interesse pela sogra/nora. Não queira se fazer de superior. Quem assim procede está escondendo um sentimento de inferioridade. Evite o ócio. Mantenha-se ocupada. Pessoa ocupada não tem tempo para coisas mesquinhas. Não interfira na educação dos netos, a não ser quando lhe solicitarem ajuda e orientação. Mesmo assim cuidado. Respeite seus sogros. Eles são os pais de seu marido. O convívio com a sogra é facilitado quando o amor ao marido é verdadeiro e profundo. Não sejam competidoras. Prefiram ser cooperadoras.

Tudo neste relacionamento é uma questão de limites. Quando observados trazem equilíbrio e saúde emocional para todos. Quando quebrados, instala-se o caos.

(Adaptado do livro Família – Autor: Josué Gonçalves)

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s