Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: Pés e corações lavados.

PÉS E CORAÇÕES LAVADOS

João 13.8-9

A jornada do crescimento espiritual passa impreterivelmente pelas estradas da santidade. Perceba o texto inicial do nosso estudo e reflita um pouco mais sobre este rito de purificação do povo judeu. Naquele tempo, as ruas de Jerusalém eram estreitas e os animais transitavam pelas ruas disputando espaço com os pedestres. Por isso, as pequenas passagens eram imundas, cheias de poeira, lama e estrume. As pessoas eram obrigadas a lavarem os pés sempre que entravam em casa, um trabalho que era feito por escravos. Jesus e os discípulos caminhavam bastante, e suas sandálias facilmente se enchiam de sujeira. Aos servos, cabia a humilde tarefa de lavar os pés. Esta era uma ação que resultava em conforto para quem tinha os pés lavados, mas também em uma demonstração de hierarquia e status social. Além disso, as mesas eram baixas e era preciso se sentar no chão, ficando com os pés próximos aos alimentos e as pessoas. Sendo assim, Jesus deseja nos ensinar algumas verdades importantes.

  1. Em nossa jornada, não conseguimos evitar certas IMPUREZAS (João 13.5). Em nossa jornada é possível que o pó da terra suje nossos pés e o pó do pecado os nossos corações. Assim como neste costume hebraico, “lavar os pés” repetidamente, a confissão e o arrependimento são também uma tarefa diária que devemos ter diante do Senhor. Ela ocorre por meio da Palavra de Deus, através da obra do Espírito Santo, tendo por base a obra do Senhor Jesus na cruz. Minha purificação diária está baseada na morte do Senhor Jesus, mas ainda temos de seguir uma jornada pelo deserto e ele é empoeirado, o mundo jaz no maligno e fará de tudo para nos contaminar.
  • Ele sempre vem em nossa direção para nos PURIFICAR (João 13.6). Quão importante é a limpeza diária. Devemos nos colocar diante do Senhor e permitir que o Ele lave nossos pés e sonde nosso coração todos os dias. Então, dia após dia, enquanto vivermos na terra, só precisamos dizer sim ao seu chamado e seremos purificados. 
  • O ARREPENDIMENTO e a HUMILDADE capacitam-nos a crescer (João 13.9). Na última Ceia com os seus, Jesus queria deixar um último ensinamento, e decidiu deixar algo especial para que seus discípulos experimentassem um gracioso ambiente de crescimento, Jesus deu o exemplo: tirou a capa, que era símbolo de autoridade e de poder, e tomou a forma de servo, o que na verdade o empoderou ainda mais. Mas a lavagem dos pés só pode acontecer se o discípulo permitir ser lavado. Pedro só podia fazer parte do Reino, da visão e da vida de Jesus se deixasse se lavar. Entregar os pés para Jesus lavar implica em intimidade, refrigério e santificação. É a caminhada diária do discípulo, sendo renovado pela comunhão.

CONCLUSÃO: O Espírito Santo te procura hoje para purificá-lo! Para crescer, coloque-se diariamente diante do Senhor para que Ele o purifique. Querido Deus o que deseja limpar em minha vida hoje? Seu crescimento espiritual é ativado pela santidade!

MISSÕES: pense em alguém que precisa ter os pés e o coração lavados. Não perca tempo: apresente Jesus Cristo para ele o mais breve possível.

SERVIÇO: comece hoje mesmo a orar por essa pessoa e a investir tempo para estar com ela, servindo-a nas suas necessidades e incentivando-a a crescer. Ofereça-se para orar e ler a Bíblia com ela.

IGREJA DO BETEL BRASILEIRO GEISEL – RUA PROFESSORA NOEMIA RIBEIRO, 312 – GEISEL

Um comentário sobre “Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: Pés e corações lavados.

  1. Maravilhoso! Pensar em santidade é pensar em presentear o nosso Deus, pois Ele se agrada profundamente e nos diz “Sede Santos porque Eu Sou Santo”.

    Curtir

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s