Estudo EBD. Tema: Quem é Jesus. (Estudo Bíblico para a Escola dominical da Igreja do Betel Brasileiro Geisel)

Quem é Jesus?

João 1.1

INTRODUÇÃO

Conhecer a Jesus e ter um relacionamento pessoal com Ele é a coisa mais importante desta vida. Conhecer a Jesus é ter a vida eterna. Preste bastante atenção à lição de hoje.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 1.1). João apresenta Jesus como Verbo (Logos na língua grega), que tanto para o judeu como para o grego, significava a mente criadora, iluminadora, controladora e sustentadora de todas as coisas.

Observe que João afirma três verdades sobre Jesus, o Verbo: (1) Jesus existia antes da criação de todas as coisas. (2) Jesus sempre esteve intimamente ligado a Deus. (3) Jesus, o Verbo, é Deus. João não diz que Jesus era idêntico a Deus, mas do mesmo caráter, essência, qualidade e ser de Deus. Jesus é tão perfeitamente o mesmo que Deus em mente, coração e essência, que em Jesus vemos a perfeição de Deus: "Quem me vê a mim vê o Pai’, afirmou Jesus (Jo 14.9).

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…" (Jo 1.14). Jesus, o Verbo, se encarnou e "armou a sua tenda" entre nós. Ele se fez gente. Isto revela que na pessoa de Jesus Cristo houve a união de uma natureza plenamente humana com uma natureza plenamente divina. Jesus é plenamente Deus e plenamente homem. As duas naturezas acham-se unidas nesta fusão pessoal "sem confusão, sem mudança, sem divisão, sem separação".

A partir dessas verdades iniciemos o estudo acerca da pessoa de Jesus.

1. Os nomes de jesus

Uma das maneiras de se conhecer a Jesus é estudando os seus nomes. Na Bíblia, o nome de uma pessoa indica o seu caráter ou a sua missão.

Nos nomes de Jesus encontramos uma auto revelação de quem é a sua pessoa e qual a sua missão. Analisemos apenas três dos nomes atribuídos a Jesus:

1.1. O nome Jesus. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles, disse o anjo do Senhor a José (Mt 1.21). Jesus significa "Salvador", ou seja, "Ele salvará o seu povo dos pecados deles". O nome indica a sua missão. Ele veio ao mundo para nos salvar.

1.2. O nome Cristo. "… é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2.11). "Cristo" significa "o ungido", cujo equivalente hebraico é "Messias". Se o nome Jesus indica a missão, "Cristo" refere-se à capacitação oficial para a missão. Jesus é o nome pessoal, Cristo é o nome oficial (At 10.38).

1.3. O nome Senhor. "Senhor" é a tradução grega do nome sagrado de Deus no Antigo Testamento, "lave" ou "Jeová" foi traduzido pela palavra grega "kyrios" (Senhor), aparecendo mais de 700 vezes na Bíblia. "Jesus é o Senhor" foi a primeira confissão de fé da Igreja Cristã (Rm 10.9; 1 Co 12.3; 2 Co 4.5). Jesus é lave, isto é, DEUS ou SENHOR (At 2.34ss.; Rm 8.34).

O evangelista João que escreveu o seu evangelho para provar a divindade de Jesus, afirma que Jesus usou o nome auto revelado por Deus no Antigo Testamento: "Disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou…" (Êx 3.14). "Eu sou" não somente expressa a autoexistência e autossuficiência de Deus, como também é uma expressão de atendimento a qualquer necessidade do homem. Jesus se identifica como Deus ao usar por diversas vezes a expressão "Eu sou". Disse Jesus:

- Eu sou o pão da vida (Jo 6.35); alimento para os famintos.

- Eu sou a luz do mundo (Jo 8.12); visão para os cegos.

- Eu sou a porta das ovelhas (Jo 10.7); destino para os perdidos e desviados.

- Eu sou o bom pastor (Jo 10.11); cuidado para com as ovelhas.

- Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida (Jo 14.6); salvação para os enganados.

- Eu sou a ressurreição e a vida (Jo 11.25); vida para os mortos.

- Eu sou a videira verdadeira (Jo 15.1); comunhão para aqueles que O buscam.

2. As obras de jesus

A prova da divindade de Cristo mediante as obras que Ele realizou, é o tema central do Evangelho de João: Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20.30-31). João selecionou sete sinais realizados por Cristo. Cada sinal revela um aspecto da divindade de Jesus:

Texto

Milagre

Mensagem

2.1-12

Água transformada em vinho

Jesus é o Senhor da qualidade

4.46-54

A cura do filho de um oficial

Jesus é o Senhor da distância

5.1-18

A cura de um paralítico

Jesus é o Senhor do tempo

6.1-15

A multiplicação de pães e peixes

Jesus é o Senhor da quantidade

6.16-21

Andando por sobre as águas

Jesus é o Senhor da natureza

9.1-41

A cura de um cego de nascença

Jesus é o Senhor do sofrimento humano

11.1-46

A ressurreição de Lázaro

Jesus é o Senhor da morte e da vida

Entretanto, a maior obra realizada por Jesus foi a da redenção dos pecadores. Esta compreende sofrimento, morte e ressurreição (Mt 16.21). O apóstolo Paulo diz:"… a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação… Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Co 5.19,21). "Deus estava em Cristo" na cruz, realizando a grande obra da salvação (At 2.22-24). A obra da cruz é insubstituível, única e insuperável. Aquilo que Jesus fez, Ele o fez uma vez por todas. A obra de Jesus na cruz é singular.

 

CONCLUSÃO

Sendo Jesus divino, Ele deve ser posto num nível infinitamente superior aos homens que já existiram, principalmente os fundadores de religião: Buda, Maomé, Confúcio, Alan Kardec e outros. A obra realizada por Jesus é singular, definitiva e impar. Somente Ele morreu pelo homem pecador. Logo, o cristianismo não é uma religião de ideias, mas dos atos de Deus na História. Outros líderes religiosos destacam-se por aquilo que ensinaram. Jesus, porém, por aquilo que Ele é: Deus que se tornou homem. Jesus Cristo é o único meio de se chegar até Deus. Ele é caminho para Deus.

About these ads

4 thoughts on “Estudo EBD. Tema: Quem é Jesus. (Estudo Bíblico para a Escola dominical da Igreja do Betel Brasileiro Geisel)

  1. Olá Pastor Josias!
    Graça e Paz do Senhor Jesus!
    Li, imprimi e ensinei este comentário que o senhor pôs ai na tela. Gostei muito, pois tá muito bem contestualizado, demonstrando assim a intimidade com a palavra de Deus. Então, peço-lhe permissão para usar este comentário em um estudo que estou fazendo. Desde já agradeço e peço para que Deus o abençoe e grandemente, dando cada vez mais sabedoria para se aprofundar cada vez mais no conhecimento da verdade. Peço ainda, que Deus abençoe seu ministério para que suas ovelhas sintam a presença de Jesus ao seu lado.
    Abraço!
    Pr Pedroso

  2. os estudos que recebo tem-me ajudado bastante no fortalecimento da minha fé em cristo. so tenho a agradecer pelo estudos.

  3. RECEBIDO

    A PAZ DO SENHOR

    ANDR

    COMFIRMAR O RECEBIMENTO DESTE EMAIL: ESTOFADOS LUAR LTDA Rua Rio Grande Do Norte , 84 Cep: 65.919-140 IMPERATRIZ-MA CONTATO : ANDR (99)8161-1119/ (99)9631-4515

    >________________________________ > De: WordPress.com >Para: estofadosluar@yahoo.com.br >Enviadas: Sbado, 1 de Dezembro de 2012 18:35 >Assunto: [Novo post] Estudo EBD. Tema: Quem Jesus. (Estudo Bblico para a Escola dominical da Igreja do Betel Brasileiro Geisel) > > > WordPress.com >josiasmoura publicou: “Quem Jesus? Joo 1.1 INTRODUO Conhecer a Jesus e ter um relacionamento pessoal com Ele a coisa mais importante desta vida. Conhecer a Jesus ter a vida eterna. Preste bastante ateno lio de hoje. No princpio era o Verbo, e o V” >

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s