Estudo EBD. Tema: Quem é Jesus. (Estudo Bíblico para a Escola dominical da Igreja do Betel Brasileiro Geisel)

Quem é Jesus?

João 1.1

INTRODUÇÃO

Conhecer a Jesus e ter um relacionamento pessoal com Ele é a coisa mais importante desta vida. Conhecer a Jesus é ter a vida eterna. Preste bastante atenção à lição de hoje.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo 1.1). João apresenta Jesus como Verbo (Logos na língua grega), que tanto para o judeu como para o grego, significava a mente criadora, iluminadora, controladora e sustentadora de todas as coisas.

Observe que João afirma três verdades sobre Jesus, o Verbo: (1) Jesus existia antes da criação de todas as coisas. (2) Jesus sempre esteve intimamente ligado a Deus. (3) Jesus, o Verbo, é Deus. João não diz que Jesus era idêntico a Deus, mas do mesmo caráter, essência, qualidade e ser de Deus. Jesus é tão perfeitamente o mesmo que Deus em mente, coração e essência, que em Jesus vemos a perfeição de Deus: "Quem me vê a mim vê o Pai’, afirmou Jesus (Jo 14.9).

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…" (Jo 1.14). Jesus, o Verbo, se encarnou e "armou a sua tenda" entre nós. Ele se fez gente. Isto revela que na pessoa de Jesus Cristo houve a união de uma natureza plenamente humana com uma natureza plenamente divina. Jesus é plenamente Deus e plenamente homem. As duas naturezas acham-se unidas nesta fusão pessoal "sem confusão, sem mudança, sem divisão, sem separação".

A partir dessas verdades iniciemos o estudo acerca da pessoa de Jesus.

1. Os nomes de jesus

Uma das maneiras de se conhecer a Jesus é estudando os seus nomes. Na Bíblia, o nome de uma pessoa indica o seu caráter ou a sua missão.

Nos nomes de Jesus encontramos uma auto revelação de quem é a sua pessoa e qual a sua missão. Analisemos apenas três dos nomes atribuídos a Jesus:

1.1. O nome Jesus. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles, disse o anjo do Senhor a José (Mt 1.21). Jesus significa "Salvador", ou seja, "Ele salvará o seu povo dos pecados deles". O nome indica a sua missão. Ele veio ao mundo para nos salvar.

1.2. O nome Cristo. "… é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2.11). "Cristo" significa "o ungido", cujo equivalente hebraico é "Messias". Se o nome Jesus indica a missão, "Cristo" refere-se à capacitação oficial para a missão. Jesus é o nome pessoal, Cristo é o nome oficial (At 10.38).

1.3. O nome Senhor. "Senhor" é a tradução grega do nome sagrado de Deus no Antigo Testamento, "lave" ou "Jeová" foi traduzido pela palavra grega "kyrios" (Senhor), aparecendo mais de 700 vezes na Bíblia. "Jesus é o Senhor" foi a primeira confissão de fé da Igreja Cristã (Rm 10.9; 1 Co 12.3; 2 Co 4.5). Jesus é lave, isto é, DEUS ou SENHOR (At 2.34ss.; Rm 8.34).

O evangelista João que escreveu o seu evangelho para provar a divindade de Jesus, afirma que Jesus usou o nome auto revelado por Deus no Antigo Testamento: "Disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou…" (Êx 3.14). "Eu sou" não somente expressa a autoexistência e autossuficiência de Deus, como também é uma expressão de atendimento a qualquer necessidade do homem. Jesus se identifica como Deus ao usar por diversas vezes a expressão "Eu sou". Disse Jesus:

- Eu sou o pão da vida (Jo 6.35); alimento para os famintos.

- Eu sou a luz do mundo (Jo 8.12); visão para os cegos.

- Eu sou a porta das ovelhas (Jo 10.7); destino para os perdidos e desviados.

- Eu sou o bom pastor (Jo 10.11); cuidado para com as ovelhas.

- Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida (Jo 14.6); salvação para os enganados.

- Eu sou a ressurreição e a vida (Jo 11.25); vida para os mortos.

- Eu sou a videira verdadeira (Jo 15.1); comunhão para aqueles que O buscam.

2. As obras de jesus

A prova da divindade de Cristo mediante as obras que Ele realizou, é o tema central do Evangelho de João: Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20.30-31). João selecionou sete sinais realizados por Cristo. Cada sinal revela um aspecto da divindade de Jesus:

Texto

Milagre

Mensagem

2.1-12

Água transformada em vinho

Jesus é o Senhor da qualidade

4.46-54

A cura do filho de um oficial

Jesus é o Senhor da distância

5.1-18

A cura de um paralítico

Jesus é o Senhor do tempo

6.1-15

A multiplicação de pães e peixes

Jesus é o Senhor da quantidade

6.16-21

Andando por sobre as águas

Jesus é o Senhor da natureza

9.1-41

A cura de um cego de nascença

Jesus é o Senhor do sofrimento humano

11.1-46

A ressurreição de Lázaro

Jesus é o Senhor da morte e da vida

Entretanto, a maior obra realizada por Jesus foi a da redenção dos pecadores. Esta compreende sofrimento, morte e ressurreição (Mt 16.21). O apóstolo Paulo diz:"… a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação… Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Co 5.19,21). "Deus estava em Cristo" na cruz, realizando a grande obra da salvação (At 2.22-24). A obra da cruz é insubstituível, única e insuperável. Aquilo que Jesus fez, Ele o fez uma vez por todas. A obra de Jesus na cruz é singular.

 

CONCLUSÃO

Sendo Jesus divino, Ele deve ser posto num nível infinitamente superior aos homens que já existiram, principalmente os fundadores de religião: Buda, Maomé, Confúcio, Alan Kardec e outros. A obra realizada por Jesus é singular, definitiva e impar. Somente Ele morreu pelo homem pecador. Logo, o cristianismo não é uma religião de ideias, mas dos atos de Deus na História. Outros líderes religiosos destacam-se por aquilo que ensinaram. Jesus, porém, por aquilo que Ele é: Deus que se tornou homem. Jesus Cristo é o único meio de se chegar até Deus. Ele é caminho para Deus.

About these ads

Sou Pastor, músico e professor de teologia. Curso atualmente Análise de sistemas e Licenciatura em Matemática. Resido atualmente na cidade de João Pessoa/PB, onde pastoreio e leciono em vários seminários.

Publicado em Igreja
4 comentários em “Estudo EBD. Tema: Quem é Jesus. (Estudo Bíblico para a Escola dominical da Igreja do Betel Brasileiro Geisel)
  1. claudino pedroso disse:

    Olá Pastor Josias!
    Graça e Paz do Senhor Jesus!
    Li, imprimi e ensinei este comentário que o senhor pôs ai na tela. Gostei muito, pois tá muito bem contestualizado, demonstrando assim a intimidade com a palavra de Deus. Então, peço-lhe permissão para usar este comentário em um estudo que estou fazendo. Desde já agradeço e peço para que Deus o abençoe e grandemente, dando cada vez mais sabedoria para se aprofundar cada vez mais no conhecimento da verdade. Peço ainda, que Deus abençoe seu ministério para que suas ovelhas sintam a presença de Jesus ao seu lado.
    Abraço!
    Pr Pedroso

  2. julio disse:

    os estudos que recebo tem-me ajudado bastante no fortalecimento da minha fé em cristo. so tenho a agradecer pelo estudos.

  3. ESTOFADOS LUAR LTDA ESTOFADOS LUAR disse:

    RECEBIDO

    A PAZ DO SENHOR

    ANDR

    COMFIRMAR O RECEBIMENTO DESTE EMAIL: ESTOFADOS LUAR LTDA Rua Rio Grande Do Norte , 84 Cep: 65.919-140 IMPERATRIZ-MA CONTATO : ANDR (99)8161-1119/ (99)9631-4515

    >________________________________ > De: WordPress.com >Para: estofadosluar@yahoo.com.br >Enviadas: Sbado, 1 de Dezembro de 2012 18:35 >Assunto: [Novo post] Estudo EBD. Tema: Quem Jesus. (Estudo Bblico para a Escola dominical da Igreja do Betel Brasileiro Geisel) > > > WordPress.com >josiasmoura publicou: “Quem Jesus? Joo 1.1 INTRODUO Conhecer a Jesus e ter um relacionamento pessoal com Ele a coisa mais importante desta vida. Conhecer a Jesus ter a vida eterna. Preste bastante ateno lio de hoje. No princpio era o Verbo, e o V” >

  4. Anônimo disse:

    muito bom este estudo

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

TOTAL GERAL DE ACESSOS:
contador de visitas

Digite seu Email para fazer sua assinatura e receber notificações deste site.
Após confirmar abra sua caixa de Email para concretizar sua assinatura.

Junte-se a 3.750 outros seguidores

Veja o curriculo eclesiástico de Josias Moura de Menezes

Veja o currículo de Josias Moura

Nosso contato:

josiasmoura@hotmail.com

Telefone para envio de mensagens SMS:

(83) 9619.9711 TIM
(83) 8612.6728 OI

ATENÇÃO: NÃO ATENDEMOS A LIGAÇÕES. RESPONDEMOS APENAS A MENSAGENS DE CELULAR.

COMPRE APOSTILAS EM NOSSA CENTRAL APOSTILAS CRISTÃS
Veja a loja Virtual do Pr Josias Moura. Clique na imagem abaixo:
Curso de teologia Básica
Curso para ministros de louvor e adoração
Curso de missões e Evangelismo
Curso de Aconselhamento e Capelânia Cristã
Curso de especialização em Hermenêutica
Adquira nossos CDS

Os cds abaixo possuem um amplo material para seu crescimento espiritual. Há estudos Bíblicos, sermões, comentários, etc..., para que você possa utilizá-los como fonte de consulta diária.

CD. 01: Biblioteca do conhecimento Teológico
CD. 02: Biblioteca do conhecimento Cristão Vol. 01
CD. 03: Biblioteca do Conhecimento Cristão Vol. 02
CD.04: Biblioteca Digital do Pregador
CD. 05: Comentários Bíblicos
CD. 06: Biblia de Estudo Pentecostal
CD. 07: Homilética. A arte da elaboração e comunicação de sermões
CD. 08: Missões e Evangelismo
CD 09. Corinhos para o culto infantil da Tia Amanda e Sua turma
CD 10: Biblioteca Digital de Estudos sobre a família Cristã
CD 11: Biblioteca Digital de Louvor e adoração
CD 12. Coletânia Digital de sermões do Pr Josias Moura
CD 13: Biblioteca dos recursos para o ministério infantil
CD 14. BIBLIOTECA DIGITAL DO CONHECIMENTO CRISTÃO VOL 03
CD 15. PLAYBACK do CD Louvores para o culto infantil Vol. 01
CD 16. Corinhos para o culto infantil Vol. 03
CD 17. Enciclopédia Bíblica- histórica – Teologica – filosófica da Bíblia – 06 volumes em arquivos digitalizados no formato PDF.
CD 18. Bíblioteca Temática de estudos para Escola Bíblica dominical, cultos de doutrina, e grupos familiares.
Comunidade
E-mail para contato:
josiasmoura@gmail.com
Comentaríos recentes deixados por nossos leitores
Idenor Vieira Guimar… em Sermão: Vitória…
Ev. Gustavo Gouveia… em Sermão: Vitória…
Domingas Ferreira em Sermão para culto da fa…
Domingas Ferreira em Curso de missões em Ato…
Roberval Cordeiro em 17.09.2014 – EBD –…
Wilson Maia em 17.09.2014 – EBD –…
Manoel Silveira de O… em 17.09.2014 – EBD –…
Anônimo em 17.09.2014 – EBD –…
Marcelo Miranda em TEMA: Restituindo a pér…
Sergio Dias da silva em SERMÃO PARA EVENTO OU C…
Santa Meire em SERMÃO: ABRAÃO, UM PAI EX…
jairo da conceição em Sermão: Atitudes de…
Anônimo em Sermão para o dia dos p…
Paulo Luiz Mendonça em ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS…
Wander Goncalves Vie… em Aula de apologética…
Aqui você pode administrar o site, e instalar RSS na barra dos favoritos.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.750 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: