Sermão: Olhando para Jesus: O autor e consumador da Nossa fé

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura de Menezes no Aniversário de 32 anos, da igreja Batista Nacional em Macau, rio Grande do Norte.

Olhando para Jesus:

O autor e consumador da nossa fé

Hebreus 12: 1,2

1) Introdução

Hebreus 12 é um importante capítulo do NT, pois nele os cristãos são desafiados a correr, e avançar em realizar a vontade de Deus, sem desanimar. Neste capitulo, o autor usa a figura de uma corrida, onde temos a meta de chegar até o fim.

É neste capitulo que o autor nos lembra do exemplo de Jesus que cumpriu sua missão enfrentando muitas dificuldades.

1)  Nos versos iniciais do capitulo 12, aprendemos algumas profundas lições:

1.1 Na vida cristã temos uma meta

Em I cor. 9:26 o apostolo Paulo diz: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar…”.

A vida cristã é uma corrida para alcançar um alvo que temos pela frente. Aprendemos aqui em hebreus, que nós cristãos não andamos sem rumo, mas ao contrario somos como viajantes que percorrem a estrada principal, que correm com perseverança a carreira proposta.

Nem o próprio Deus trabalha sem uma meta ou objetivo. Tudo que Ele faz tem uma meta.

Não somos como turistas que retornam ao ponto de partida, mas como peregrinos que estão sempre em direção a um objetivo. Hebreus 12 nos revela que nossa meta é nada menos que o próprio Cristo. Assim procuramos ser semelhantes a Ele e ter sua presença em nós.

Se estamos em direção a um ponto de chegada, é bom que perguntemos: Estou tendo algum progresso? Estou avançando em minha vida espiritual? Estou vendo resultados? Se tenho uma meta, estou chegando cada vez mais perto dela?

Alguém já disse que “…para você tirar o máximo partido da sua vida, transforme os alvos de Deus nos seus alvos.”

1.2 Na vida cristã temos uma inspiração.

No verso 1 hebreus nos revela: “….temos essa grande nuvem de testemunhas ao nosso redor….”.

Temos aqui o pensamento da nuvem invisível de testemunhas. Neste contexto elas são testemunhas num duplo sentido: são os que deram testemunho de sua fé em Cristo e agora são testemunhas que assistem o cumprimento do nosso dever.

Mas quem são estas testemunhas? No capitulo 11 Hebreus nos apresenta uma relação de heróis e heroínas que venceram a corrida. Eles fazem parte da história do povo de Israel. Hebreus nos lembra de pessoas como Abel, Enoque, Noé, Abraão, José, Moisés, Raabe, e tantos outros. O detalhe comum a todos é que Eles venceram porque creram. O verso 39 do capitulo 11 diz na versão linguagem de Hoje: “porque creram, todas estas pessoas foram aprovadas por Deus….”.

Ao imaginarmos este quadro de testemunhas que nos observam, podemos compará-lo a situação de um atleta que esta correndo num estádio lotado de gente. Quando ele acelera a marcha a multidão o olha. Mas, o detalhe interessante desta cena é que a multidão que o observa corresponde àqueles que já ganharam antes esta corrida. Assim somos observamos por testemunhas que já ganharam antes esta mesma corrida em que nos encontramos.

Agora pense comigo. Um ator agiria com muito mais intensidade se soubesse que algum famoso está sentado nas poltronas, observando-o. Um atleta se esforçaria duplamente se soubesse que é observado por uma famosa equipe de atletas olímpicos.

Do mesmo modo, Hebreus nos mostra nestes versos, que nós também estamos correndo diante de uma plateia que nós observa atentamente. Nesta plateia, estão todos os grandes heróis da fé do Antigo testamento. No capitulo 11 de hebreus, observamos que todos eles foram vencedores quando estavam correndo para cumprir suas carreiras e agora eles nos assistem. Portanto, estamos correndo diante de uma plateia de vencedores, e eles torcem para que nós também vençamos.

Se esforce meu irmão para realizar a vontade do Senhor, pois há uma plateia de vencedores que torce por seu sucesso. E assim como eles venceram em ser fieis ao Senhor, eu e você também venceremos.

1.3 Na vida cristã temos obstáculos a transpor

Hebreus nos mostra que além de estarmos rodeados por toda uma plateia de vencedores, também estamos rodeados pelo obstáculos dos nossos próprios pecados.

Ninguém pode alcançar o sucesso quando se sente preso a algo muito pesado. Ninguém tentaria escalar o Everest com um fardo extremamente pesado.

Assim irmãos, o supérfluo e desnecessário que poderia nos atrapalhar na realização da vontade de Deus deve ser deixado de lado. Cada indivíduo deve decidir o que é supérfluo. E quanto ao pecado, deve ser deixado de lado imediatamente após reconhecido, pois nos impede de prosseguir e crescer.

Ilustração

Há uma historia interessante de um homem que caminhava vacilante pela estrada, levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra. Nas costas carregava um saco de terra; em volta do peito trazia vinhas penduradas. Sobre a cabeça equilibrava uma abóbora pesada.

No caminho encontrou um passante que lhe perguntou: – Viajante, por que carrega essa pedra tão grande? – É estranho, respondeu o viajante, mas eu nunca tinha realmente notado que a carregava. Então, ele jogou a pedra fora e se sentiu muito melhor. Em seguida veio outro transeunte que lhe perguntou: – Diga-me, cansado viajante, por que carrega essa abóbora tão pesada? – Estou contente que me tenha feito essa pergunta, disse o viajante, porque eu não tinha percebido o que estava fazendo comigo mesmo. Então ele jogou a abóbora fora e continuou seu caminho com passos muito mais leves. Um por um, os transeuntes foram avisando-o a respeito de suas cargas desnecessárias. E ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se um homem livre e caminhou como tal.

Qual era na verdade o problema dele? A pedra e a abóbora? Não! Era a falta de consciência da existência delas. Uma vez que as viu como cargas desnecessárias, livrou-se delas bem depressa e já não se sentia mais tão cansado. Esse é o problema de muitas pessoas. Elas estão carregando cargas sem perceber. Não é de se estranhar que estejam tão cansadas!

Na vida cristã é um dever essencial descartar coisas que não servem para Deus: hábitos, prazeres, confissões e associações que nos arrastam para trás ou nos atiram para baixo. Assim, devemos abandonar tudo aquilo que nos retém e freqüentemente necessitaremos a ajuda de Cristo para poder fazê-lo. Peça ao Senhor: “Pai, me ajude a deixar tudo aquilo que tem me impedido de avançar”.

1.4 Na vida cristã temos um importante meio para avançar

Este meio é a perseverança firme. O texto diz: “…corramos com perseverança…”. Trata-se da palavra grega hypomone. Esta palavra se refere a uma persistência que domina as coisas, que nos faz marchar sempre adiante com firmeza recusando desviar-se. Os obstáculos não nos intimidam, as demoras não nos deprimem; os desalentos não nos tiram a esperança. É a firme persistência que nos impede de retroceder até obter o triunfo.

2) Hebreus 12:1,2 nos mostra que temos alvos a alcançar, obstáculos a vencer e somos inspirados a não desanimar e sempre agir com perseverança. Mas há uma condição para que sejamos bem sucedidos: olhar para Cristo.

Vejamos isto em Hebreus 12:2,3: “…olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. 3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.”

A expressão “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé” deve ser compreendida como a atitude que nos leva a tirar a nossa visão da tribulação e do pecado, e fixa-lo em Cristo.

Na vida espiritual vale a lei: quando miramos em algo, este algo ganha poder sobre nós. Quando nos deixamos aprisionar pelas preocupações e dificuldades do cotidiano, nossa vida de fé perderá a alegria. O olhar para as ondas fez com que Pedro desanimasse e afundasse (Mt 14.30).

Levantar os olhos para Jesus significa contar com a realidade do Deus invisível, olhar para o Invisível. Todos os membros da igreja de Jesus vivem da força do Cristo presente. O Espírito Santo quer nos conscientizar em cada tribulação e em cada provação da fé, de que Jesus Cristo vive pessoalmente em nós.

Lembremos do que diz Mateus 17:8: “a ninguém viram, senão Jesus”.

3) Assim, Jesus fez de si mesmo um grande exemplo a seguir. Avançando para os versos 2 e 3, encontramos os motivos pelos quais devemos olhar para Cristo:

 

3.1 Ele é a origem e o meio de crescimento da nossa fé. “…autor e consumador da nossa fé…”

Ele é o autor da nossa fé. Dele vem a nossa fé. Em efésios 2:8,9 aprendemos: “…Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”

Jesus também é o Consumador da nossa fé. Ele mesmo se empenha em nosso crescimento e aperfeiçoamento. Paulo nos lembra em colossenses 2:10: “Também, nele, estais aperfeiçoados.”

Deus não deixará pela metade a obra graciosa que começou. O apostolo Paulo ainda declara: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6).

3.2 Devemos olhar para Cristo porque com Ele nos dá o exemplo de como suportar lutas e tribulações.

Hebreus 12:2 diz: “….o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz…”.

O sentido deste verso é que Jesus suportou a cruz em lugar da alegria que estava diante dele. Ele poderia ter permanecido junto do Pai na glória. O mundo da paz eterna e da alegria inexprimível era seu ambiente de vida. Mas Jesus abriu mão de tudo para a nossa remissão. Ele abandonou a existência na glória, tornou-se pessoa e morreu na cruz.

Assim, Jesus nos dá o exemplo. Ele suportou a oposição e a resistência de um mundo ímpio. Não se desviou das dificuldades, mas as venceu. Sua trajetória também se torna o caminho da sua igreja.

Mediante o exemplo de Jesus, pergunto: Como temos lidado com as dificuldades? Qual é a nossa reação? Murmuramos? Somos negativos? Tiramos boas lições de vida?

A Bíblia diz em romanos 5:3 que a "tribulação produz a perseverança." De acordo com um comentador da Bíblia, a palavra que é traduzida por perseverança ou paciência quer dizer "firmeza, ou a capacidade de manter-se firme sob as dificuldades."

Assim meu amado, não murmuremos diante das lutas espirituais. Nossas lutas desenvolverão em nós a firmeza que necessitamos para prosseguir e vencer as adversidades.

4) Conclusão

Olhar para Cristo é o único modo de nos mantermos espiritualmente firmes. Tenho visto muitos cristãos esfriarem e até desistirem da vida cristã quando passam a desviar o seu olhar de Cristo.

Podemos encontrar por aí muitos crentes desanimados por estarem olhando para fraquezas de irmãos, problemas nas igrejas, e falhas de seus lideres.

Estamos vivendo numa época, onde muitos cristãos começam a perder sua identidade, pois não são mais luz do mundo. Muitos estão se perdendo na religiosidade e tradições.

Se queremos como Paulo, “combater o bom combate, acabar a carreira e guardar a fé…”, permaneçamos firmes em olhar para Cristo.

Pr Josias Moura

About these ads

Sou Pastor, músico e professor de teologia. Curso atualmente Análise de sistemas e Licenciatura em Matemática. Resido atualmente na cidade de João Pessoa/PB, onde pastoreio e leciono em vários seminários.

Publicado em Igreja
3 comentários em “Sermão: Olhando para Jesus: O autor e consumador da Nossa fé
  1. Anselmo disse:

    Foi muito boa a ilustracao sobre embaraco… estava procurando uma para minha ministracao para os jovens! Abraco!

  2. Silter disse:

    A Paz do Senhor Jesus Cristo.
    Irmão eu estava procurando na Internet, um estudo sobre esta passagem de Hebreus 12 e me deparei com o seu Site e neste estudo o que me chamou a atenção foi este comentário .
    “Estamos vivendo numa época, onde muitos cristãos começam a perder sua identidade, pois não são mais luz do mundo. Muitos estão se perdendo na religiosidade e tradições.”
    Se for possível eu gostaria que o irmão fosse mais a fundo, neste assunto sobre religiosidade e tradições.
    Desde já agradeço, por esta oportunidade, e fique na paz do Senhor.

  3. Anônimo disse:

    este ensino tem me ajudo bastante. tenho aprendido muito com as aulas. espero receber mais ensinos. obrigado

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

TOTAL GERAL DE ACESSOS:
contador de visitas

Digite seu Email para fazer sua assinatura e receber notificações deste site.
Após confirmar abra sua caixa de Email para concretizar sua assinatura.

Junte-se a 3.820 outros seguidores

Veja o curriculo eclesiástico de Josias Moura de Menezes

Veja o currículo de Josias Moura

Nosso contato:

josiasmoura@hotmail.com

Telefone para envio de mensagens SMS:

(83) 9619.9711 TIM
(83) 8612.6728 OI

ATENÇÃO: NÃO ATENDEMOS A LIGAÇÕES. RESPONDEMOS APENAS A MENSAGENS DE CELULAR.

COMPRE APOSTILAS EM NOSSA CENTRAL APOSTILAS CRISTÃS
Veja a loja Virtual do Pr Josias Moura. Clique na imagem abaixo:
Curso de teologia Básica
Curso para ministros de louvor e adoração
Curso de missões e Evangelismo
Curso de Aconselhamento e Capelânia Cristã
Curso de especialização em Hermenêutica
Adquira nossos CDS

Os cds abaixo possuem um amplo material para seu crescimento espiritual. Há estudos Bíblicos, sermões, comentários, etc..., para que você possa utilizá-los como fonte de consulta diária.

CD. 01: Biblioteca do conhecimento Teológico
CD. 02: Biblioteca do conhecimento Cristão Vol. 01
CD. 03: Biblioteca do Conhecimento Cristão Vol. 02
CD.04: Biblioteca Digital do Pregador
CD. 05: Comentários Bíblicos
CD. 06: Biblia de Estudo Pentecostal
CD. 07: Homilética. A arte da elaboração e comunicação de sermões
CD. 08: Missões e Evangelismo
CD 09. Corinhos para o culto infantil da Tia Amanda e Sua turma
CD 10: Biblioteca Digital de Estudos sobre a família Cristã
CD 11: Biblioteca Digital de Louvor e adoração
CD 12. Coletânia Digital de sermões do Pr Josias Moura
CD 13: Biblioteca dos recursos para o ministério infantil
CD 14. BIBLIOTECA DIGITAL DO CONHECIMENTO CRISTÃO VOL 03
CD 15. PLAYBACK do CD Louvores para o culto infantil Vol. 01
CD 16. Corinhos para o culto infantil Vol. 03
CD 17. Enciclopédia Bíblica- histórica – Teologica – filosófica da Bíblia – 06 volumes em arquivos digitalizados no formato PDF.
CD 18. Bíblioteca Temática de estudos para Escola Bíblica dominical, cultos de doutrina, e grupos familiares.
Comunidade
E-mail para contato:
josiasmoura@gmail.com
Comentaríos recentes deixados por nossos leitores
Idenor Vieira Guimar… em Sermão: Vitória…
Ev. Gustavo Gouveia… em Sermão: Vitória…
Domingas Ferreira em Sermão para culto da fa…
Domingas Ferreira em Curso de missões em Ato…
Roberval Cordeiro em 17.09.2014 – EBD –…
Wilson Maia em 17.09.2014 – EBD –…
Manoel Silveira de O… em 17.09.2014 – EBD –…
Anônimo em 17.09.2014 – EBD –…
Marcelo Miranda em TEMA: Restituindo a pér…
Sergio Dias da silva em SERMÃO PARA EVENTO OU C…
Santa Meire em SERMÃO: ABRAÃO, UM PAI EX…
jairo da conceição em Sermão: Atitudes de…
Anônimo em Sermão para o dia dos p…
Paulo Luiz Mendonça em ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS…
Wander Goncalves Vie… em Aula de apologética…
Aqui você pode administrar o site, e instalar RSS na barra dos favoritos.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.820 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: