Sermão para culto da família. Tema: A família cristã nas adversidades da atualidade.

A FAMILIA CRISTA NAS

ADVERSIDADES  DA ATUALIDADE

(Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura na Igreja Batista Missionária liderada pelo Pr Egito, em ocasião da celebração do aniversário do ministério de apoio a família)

JOSUE . 24:15c: “Eu é a minha casa serviremos ao SENHOR.”

1) Introdução

Poderíamos com propriedade dizer, que o modelo familiar composto pela união de um homem com uma mulher, através do casamento, tem sido ameaçado pelas profundas mudanças que estão ocorrendo na atualidade. Mas que mudanças seriam estas:

· Vivenciamos hoje um Relativismo nos valores morais. Há alguns anos atrás dava-se mais valor a virgindade, hoje os jovens são estimulados ao sexo antes do casamento, por meio dos apelos constantes, presentes nos meios de comunicação.

A família, hoje é condenada a conviver com novelas, filmes e programas de TV com os mais torpes desafios à formação moral de nossos filhos. As revistas pornográficas aumentam cada dia suas edições. Os artigos “plantados” nos jornais e revistas levam a deformação das consciências. A educação sexual desorientada e distorcida de Deus, esta presente livremente na Internet a acessível a todos, sem restrição e controle de muitos pais em suas casas.

· Vivenciamos também uma crise de autoridade. Vivemos numa época onde a autoridade de pais sobre filhos e questionada. Esta crise de autoridade, esta presente entre muitos cristãos que não reconhecem mais o valor espiritual de seus pastores para suas vidas. Em algumas escolas, professores vão dar aulas com medo da violência dos mais jovens.

· Vivenciamos também um vazio de Deus. Quando falo de um vazio de Deus, não me refiro a falta de crescimento numérico das igrejas. Ao contrário estamos em uma época em que o evangelho popularizou-se mais. No entanto, muitas pessoas ficam vazias de Deus, porque procuram a Deus em busca de bênçãos materiais, quando deveriam procura-lo por aquilo que Ele é. Estes querem as bênçãos, mas não querem relacionamento íntimo com o Senhor.

2) Em uma entrevista dada a revista veja, no rio de Janeiro, o mundialmente psicanalista francês Charles Melmana afirma:

“Assistimos hoje a um acontecimento que talvez não tenha precedente na história, que é a dissolução do grupo familiar. Pela primeira vez a instituição familiar está desaparecendo, e as consequências são imprevisíveis.”

3) Ao lermos a Bíblia, observamos que as famílias Bíblicas vivenciaram conflitos. Veremos como algumas delas venceram crises e desafios de seu tempo:

3.1) Na família de José haviam grandes conflitos

Seus irmãos alimentavam um destrutivo sentimento de inveja, pois sentiam-se incomodados com seus sonhos. A inveja e ciúme, fazem com que os irmãos de José tramem contra sua vida, e eles o vendem como escravo. Mas, Deus em sua misericórdia o abençoa, e durante os anos seguintes José começa a superar todos os obstáculos que existiam contra sua vida, e torna-se um homem de grande influência e poder. Mais tarde, numa época de muita fome, José encontra-se com seus irmãos e resolve perdoá-los.

Estudando a biografia da família de José aprendemos que tudo aquilo que a inveja e o ciúme haviam destruído foram restaurados pelo poder do perdão. Aprendemos aqui, que o perdão reconstroi e restituí, mas o ciúme e a inveja acabam com famílias.

3.2) Na família de Ana haviam grandes adversidades

Penina sua rival a humilhava, pois Ana era estéril não podendo ter filhos. Sua impossibilidade numa cultura como aquela, a colocava numa condição difícil. Naqueles dias, era importante que uma mulher pudesse ter filhos, para que a descendência de Elcana estivesse garantida.

Mas o que faz Ana? Ela se quebranta diante de Deus, clamando por intervenção. Ana orou ao Senhor, e Deus a ouviu. Ana teve filhos, e o seu conflito cessou. A oração é uma das ferramentas que podemos utilizar nos conflitos humanos. Elias recorreu a oração quando estava em luta contra os 400 profetas de Baal. Jesus recorreu a oração quando estava em conflito no Getsemâni. E ainda nos recomenda o apostolo Paulo em tessalonicenses 5:17: “orai sem cessar”.

Uma família vence as adversidades por meio da oração. Charles Spurgeon costumava afirmar: "Sempre que Deus deseja realizar algo, Ele convoca seu povo para orar". Max Lucado, autor de vários livros, explica isso da seguinte maneira no livro Parceiros de Oração: "Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus".

3.3) Na casa do rei David surgiram grandes crises

Amnon, meio-irmão de Absalão, nutriu uma paixão doentia por Tamar, irmã de Absalão. Orientado pelo perverso amigo Jonadabe, Amnon armou uma cilada para sua irmã, força-a a ter relações sexuais, e sentindo repulsa por ela, escurraçou-a de sua casa.

O rei Davi não corrigiu Amnon, não aconselhou Absalão e nem consolou Tamar. Esta, agredida no corpo e na alma, correu para seu irmão Absalão, que tomou sobre si sua causa, com o propósito de vingar tamanha maldade.

Em vez de confrontar seu irmão, corrigi-lo e perdoá-lo, Absalão encheu-se de mágoa e dominado pelo ódio mandou matar a seu irmão. O pai da paz transformou-se no progenitor do ódio, da guerra, da morte. Em vez de resolver este problema familiar, ele criou outros ainda mais graves. Ainda hoje, em muitas famílias, há feridas não curadas; há mágoas não perdoadas; há irmãos lutando contra irmãos.

A ausência de correção, de consolo e de aconselhamento foram as falhas cometidas por um pai, que como rei governava uma nação, mas não soube governar uma crise em sua família, e assim testemunhou uma grande tragédia.

Acredito que uma boa correção afasta os maus comportamentos, um bom conselho os maus pensamentos, e um bom consolo os maus sentimentos. Davi, não soube aconselhar, consolar e corrigir seus filhos. Caso tivesse feito isso, aquela crise poderia ter sido superada.

3.4) Na família de Marta e Maria haviam crises.

Lazaro, irmão de Marta, já havia morrido há quatro dias. A morte de Lázaro trouxe tristeza e angustia a todos da sua família.

Quando Jesus vem ao encontro de Marta, Ele já sabia que tudo estava sob seu controle. Mas Marta, que vinha ao encontro de Cristo, estava ao contrário, sem o controle de seus sentimentos, e sob o domínio da angústia. Jesus ao deparar-se com aquela mulher aflita quer lhe ensinar uma profunda lição. Ele lhe diz: “Marta, se creres verás a gloria de Deus”.

Jesus estava ensinando a Marta que as situações impossíveis humanamente de serem resolvidas , encontram solução através da fé no filho de Deus.

A fé em Cristo é uma grande ferramenta para que uma família vença as suas adversidades.

4) Conclusão

Não podemos negar que há grandes desafios para a família cristã. Mas aprendemos que nossas famílias podem vencer pelo perdão como José, ou através da oração como Ana, ou ainda através da fé como Marta, que creu.

E relembrando a história de Davi, não devemos esquecer, que devemos usar três coisas importantes na família: a correção, o consolo e o conselho.

Levando para a realidade de nossas famílias os exemplos das famílias Bíblicas, podemos ter vitória sobre todas as adversidades que surgem em nossas próprias vidas.

Que Deus abençoe a todos!!

Pr Josias Moura

About these ads

Sou Pastor, músico e professor de teologia. Curso atualmente Análise de sistemas e Licenciatura em Matemática. Resido atualmente na cidade de João Pessoa/PB, onde pastoreio e leciono em vários seminários.

Publicado em Igreja
39 comentários em “Sermão para culto da família. Tema: A família cristã nas adversidades da atualidade.
  1. Valdemir amral disse:

    Olá q a paz do senhor esteja sobre cada coracao.tudo q eu tenho a comentar sobre esse emsinamento, isso e q devemos aprender q temos que ter base sobre a palavra do senhor jesus somente nele teremos um a boa base famiar . jose Venceu no senhoer ana venceu no senhor aucontrario de davi deixou de lado os prinpios da palavra do senhor e sofreu a consequencia da desobediencia.q o senhor abencoe a todos amem

  2. Que o senhor jesus possa sempre trabalhar em sua vida e dando sempre iluminação espiritual nesse seu ministério

  3. Anônimo disse:

    QUE DEUS COTINUI TE DANDO SEMPRE SABEDORIA

  4. Miss.cristiano fontoura disse:

    Muito benca pr, q senhor possa lhe usar muito mais q vc possa imaginar

  5. Marcos disse:

    Muito boa Deus e fiel a oracao move tudo

  6. anderson disse:

    devemos orar por nossas famílias , sempre e não desistir.

  7. Anônimo disse:

    GLORIAS A DEUS POR SUA VIDA PASTOR, SEUS SERMÔES TEM SIDO MUITO INPORTANTE QUE DEUS CONTNUI TE USANDO.

  8. carlos deveraldo brndão disse:

    favor enviar meu pedido pois já fiz o deposito ou devolver o valor da tranferecia entre conta corrente esperando resposta

  9. Anônimo disse:

    QUE DEUS POSSA TE ABENÇOAR CADA DIA MAIS ,PARA QUE POSSA ABENÇOAR OUTRAS PESSOAS TAMBEM SILVANA 24/12/12

  10. Anônimo disse:

    QUE DEUS POSSA TE ABENÇOAR CADA DIA MAIS ,PARA QUE POSSA ABENÇOAR OUTRAS PESSOAS TAMBEM

  11. Palavra abençoadora que o espirito santo continue te usando como canal de bençao para as familias.

  12. almiro disse:

    achei bacana esse sermao parabens pastor josias

  13. AERVELES PEREIRA MAGALHAES disse:

    QUE PALAVRA ABENÇOADA PR.

  14. Anônimo disse:

    pastora Marilsa do evangelho quadrangular deus abençoe o seu ministerio pastor

  15. Anônimo disse:

    QUE O SENHOR CONTINUE ABENÇOANDO A SUA VIDA PASTOR, E LHE DANDO SABEDORIA A CADA DIA!!!
    ALINE, NEÓPOLIS/SE

  16. Anônimo disse:

    Deus continue te usando e dando graça e renovando sempre a tua visão

  17. julio rabelo disse:

    parabens ao pastor josias que continue te usando com canal de bençaos para as familias brasileirs um abraço fraternal do julio e familia.

  18. QUE O SENHOR CONTINUE ABENÇOANDO A SUA VIDA!

  19. Anônimo disse:

    Deus continue abencoando vc,sua familia e o seu ministério

  20. Anônimo disse:

    gostei muito que deus continue te ab encoano em CRISTO JESUS um abraço

  21. luis carlos machado disse:

    e muito linda esta mensagem adorei que deus abencoe a todos que verem ass pastor carlinho guarapuava pr da igreja cristo para nacoes

  22. Otávio Arruda disse:

    Parabens pastor, nunca falte oleo em sua lâmpada, Deus o abençoe.

  23. Jorge Aymar disse:

    Muito bom!! Que Deus continue lhe abençoando

  24. patrícia silva disse:

    muito edificante este estudo .que Deus continue te abençoando.

  25. noelia santos disse:

    que osenhor continui te abençoando as igrejas estao precisando de homens de Deus assim

  26. Suzana disse:

    muito edificante este ensinamento, gostei muuuuuuuuuuuuuito!

  27. ,,amei o estudo sobre a familia ,gostaria que sempre o senhor pastor,tenha mensagens tão edificantes assim sobre a familia.Obrigada Deus continue o abençando tão rica e poderosamente.Que a Santa Paz do Senhor Jesus , esteja sempre com o senhor !

  28. deleted disse:

    gostei muito da mensagem,por favor pastor trabalho com o nucleo familiar peco o seu telefone ou liga para o meu celular 76254583 pb paulo reis

  29. waldemir barbosa da silva disse:

    amem esse sermão sobre a familia otimo de excelente conteudo

  30. Anônimo disse:

    gostei muito da mensagem sobre a familia peco o telefone do pastor

  31. Pr.Rodrigo disse:

    muito bom mesmo estamos numa época de muitas igrejas mas poucos homens de Deus que o senhor continue te usando homem de Deus.

  32. Pr Agostinho disse:

    Parabéns pastor pelo estudo. Deus continue abençoando.

  33. Anônimo disse:

    Muito bom o estudo… Não deixe a luz que ha em ti venha se apagar… Deus te abençoe ++

  34. Anônimo disse:

    parabens pastor, otimo estudo Deus te abençoe.

  35. Anônimo disse:

    Faltou a Família de Nazaré.. Maria, José e Jesus

  36. Anônimo disse:

    muito bom este estudo,eu gosto muito de estudo de familia,que o senhor te abençõe ricamente.

  37. EMERSON disse:

    É MARAVILHOSO VER UM SERVO DE DEUS COLOCANDO EM PRATICA UM DOM QUE DEUS LI DEU, O DOM DA PALAVRA.
    CONTINUE SEMPRE ASSIM EDIFICANDO A VIDA DE FAMÍLIAS E DE CRISTOES.

  38. Daniel disse:

    Jesus te abençoe. Seus sermões muito tem enriquecido a minha vida. Que o Senhor te unja com o óleo do Espirito e te abençoe a cada dia mais em nome de Jesus.

  39. Ana Maria B. Brasilience disse:

    adorei os aspectos das famílias dos tempos biblicos e das familias dos tempos atuais…

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

TOTAL GERAL DE ACESSOS:
contador de visitas

Digite seu Email para fazer sua assinatura e receber notificações deste site.
Após confirmar abra sua caixa de Email para concretizar sua assinatura.

Junte-se a 3.822 outros seguidores

Veja o curriculo eclesiástico de Josias Moura de Menezes

Veja o currículo de Josias Moura

Nosso contato:

josiasmoura@hotmail.com

Telefone para envio de mensagens SMS:

(83) 9619.9711 TIM
(83) 8612.6728 OI

ATENÇÃO: NÃO ATENDEMOS A LIGAÇÕES. RESPONDEMOS APENAS A MENSAGENS DE CELULAR.

COMPRE APOSTILAS EM NOSSA CENTRAL APOSTILAS CRISTÃS
Veja a loja Virtual do Pr Josias Moura. Clique na imagem abaixo:
Curso de teologia Básica
Curso para ministros de louvor e adoração
Curso de missões e Evangelismo
Curso de Aconselhamento e Capelânia Cristã
Curso de especialização em Hermenêutica
Adquira nossos CDS

Os cds abaixo possuem um amplo material para seu crescimento espiritual. Há estudos Bíblicos, sermões, comentários, etc..., para que você possa utilizá-los como fonte de consulta diária.

CD. 01: Biblioteca do conhecimento Teológico
CD. 02: Biblioteca do conhecimento Cristão Vol. 01
CD. 03: Biblioteca do Conhecimento Cristão Vol. 02
CD.04: Biblioteca Digital do Pregador
CD. 05: Comentários Bíblicos
CD. 06: Biblia de Estudo Pentecostal
CD. 07: Homilética. A arte da elaboração e comunicação de sermões
CD. 08: Missões e Evangelismo
CD 09. Corinhos para o culto infantil da Tia Amanda e Sua turma
CD 10: Biblioteca Digital de Estudos sobre a família Cristã
CD 11: Biblioteca Digital de Louvor e adoração
CD 12. Coletânia Digital de sermões do Pr Josias Moura
CD 13: Biblioteca dos recursos para o ministério infantil
CD 14. BIBLIOTECA DIGITAL DO CONHECIMENTO CRISTÃO VOL 03
CD 15. PLAYBACK do CD Louvores para o culto infantil Vol. 01
CD 16. Corinhos para o culto infantil Vol. 03
CD 17. Enciclopédia Bíblica- histórica – Teologica – filosófica da Bíblia – 06 volumes em arquivos digitalizados no formato PDF.
CD 18. Bíblioteca Temática de estudos para Escola Bíblica dominical, cultos de doutrina, e grupos familiares.
Comunidade
E-mail para contato:
josiasmoura@gmail.com
Comentaríos recentes deixados por nossos leitores
Idenor Vieira Guimar… em Sermão: Vitória…
Ev. Gustavo Gouveia… em Sermão: Vitória…
Domingas Ferreira em Sermão para culto da fa…
Domingas Ferreira em Curso de missões em Ato…
Roberval Cordeiro em 17.09.2014 – EBD –…
Wilson Maia em 17.09.2014 – EBD –…
Manoel Silveira de O… em 17.09.2014 – EBD –…
Anônimo em 17.09.2014 – EBD –…
Marcelo Miranda em TEMA: Restituindo a pér…
Sergio Dias da silva em SERMÃO PARA EVENTO OU C…
Santa Meire em SERMÃO: ABRAÃO, UM PAI EX…
jairo da conceição em Sermão: Atitudes de…
Anônimo em Sermão para o dia dos p…
Paulo Luiz Mendonça em ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS…
Wander Goncalves Vie… em Aula de apologética…
Aqui você pode administrar o site, e instalar RSS na barra dos favoritos.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.822 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: