Sermão para culto de aniversário – Tema: Débora, uma mulher admiravel

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura no aniversário da Irmã Valta, em culto realizado em sua residência.

Débora, uma mulher admirável

Juízes 4:4: “Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.”

1 Introdução

Mulheres que escolhem uma carreira militar em nossos dias, não são uma novidade. Mas, uma mulher na liderança de uma batalha, isso sim, seria algo novo. Uma mulher a frente de uma batalha teria que ser dotada de qualidades especiais. Débora, era esse tipo de mulher. Estava à frente de seu povo como juíza, profetiza e ainda participava ativamente das questões militares da nação israelita.

Débora era uma mulher incomum porque tinha se colocado nas mãos de Deus, e disponibilizado sua vida para ser usada pelo Senhor. Deus posiciona Débora a frente de uma nação em uma posição, que numa sociedade preconceituosa, só era assumida por homens. Deus mostra que Ele usa a quem quiser.

(Transição) As mulheres de hoje, podem extrair muitas lições importantes para suas vidas do caráter de Débora. Procuraremos ver o que podemos aprender com a vida de Débora.

2 Desenvolvimento

2.1 Débora era uma profetiza e Juíza.

Veja o que diz o cap.4:4: “Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.”

Como profetisa, Débora recebia a palavra de Deus que deveria ser anunciada para cada momento decisivo na vida da nação. Nós também devemos pedir a Deus que nos ensine a ter a palavra certa para cada tipo de situação que encontramos em nossas vidas. Quem sabe você esta vivendo momentos em sua vida, com um filho e não sabe ao certo como aconselhá-lo. Peça a Deus sabedoria e direção. Débora era guiada por Deus, e Deus sempre lhe dava a palavra certa para cada momento.

Como juíza, Débora estava sempre tomando decisões importantes. Em todas as decisões de Débora vemos a influencia de Deus sobre sua vida. Será que você está diante de alguma decisão importante em sua vida e não saber o que fazer? Peça sobre sua vida, discernimento para julgar e decidir as questões importantes de sua na dependência do Senhor. O que precisamos de fato, é de sabedoria.

2.2 Débora nos ensina que a vitória vem depois de grandes batalhas.

No capitulo 4 de Juízes, Baraque é convocado para ir a guerra. Ele procura Débora e diz no verso 8: “Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.”

Era incomum naquela época, uma mulher está dentro de uma situação de guerra. Mas, Baraque faz questão de que Débora vá com ele ao campo de Batalha. Baraque e todos os homens israelitas sabiam que Deus estava com Débora.

Depois daquela grande luta, Deus dá a vitória a Débora.

E no capitulo 5 de Juízes, Débora compõe uma música de gratidão a Deus pela vitória recebida.

Olhando para a realidade de sua vida, talvez você não tenha agora motivos para cantar uma canção de vitória, pois está ainda dentro de um campo de batalha espiritual. Você ainda esta na guerra e na luta. Mas, lembre-se que a vitória bem depois da batalha, e não esqueça que as vitórias não são suas somente. Deus está a frente delas.

Lembre-se da promessa em Romanos 8:37: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”.

2.3 A vida de Débora nos mostra, que um instrumento frágil é usado por Deus para realizar grandes coisas.

Numa época em que as mulheres eram alvos de desprezo e preconceito masculino Deus levanta uma mulher corajosa chamada Débora para ser juíza. Este foi um ato da graça divina, mas também uma humilhação para os israelitas, pois viviam numa sociedade de domínio masculino e que desejava apenas a liderança de homens maduros.

Diante do desprezo dos homens israelitas a voz de Deus, o Senhor diz ao profeta Isaías: “os opressores do meu povo são crianças, e mulheres estão a testa do seu governo”(Is. 3:12). Na ausência de homens consagrados e comprometidos, Deus nos mostra que Ele usa também mulheres em lideranças importantes. Aprendemos aqui, que no reino de Deus não há ninguém que seja superior ao outro. As mulheres também, são um importante instrumento usado por Deus.

Algumas mulheres se sentem fracas e impotentes diante de certos desafios que a vida coloca, mas lembrem-se mulheres: Quem a fortalece e as coloca em posição e honra é o Senhor!

3 Conclusão

Ao examinarmos a Bíblia encontramos uma lista de mulheres admiráveis. Gostaria de citar algumas destas:

Eva, mulher curiosa: Gn 3:6.

Hagar, mulher guardada por Deus no deserto: Gn 21:14-19.

Rute, mulher constante: Rt 1:16.

Ana, mãe ideal: 1Sm 1:20; 2:19.

Abigail, mulher capaz: 1Sm 25:3,18,19; v. 6.

A sunamita, mulher hospitaleira: 2Rs 4:8-10.

Ester, mulher abnegada: Et 4:16.

A siro-fenícia, mulher de fé: Mt 15:28.

Maria Madalena, mulher transformada: Mc 16:1,9.

Isabel, mulher humilde: Lc 1:43.

Maria, mulher escolhida por Deus: Lc 1:30-38.

Maria de Betânia, mulher imortalizada por Cristo: Mt 26:13; Lc 10:42.

Marta, dona de casa preocupada: Lc 10:40.

A samaritana, mulher evangelista: Jo 4:29.

Dorcas, costureira bondosa: At 9:36.

Lídia, mulher comerciante: At 16:14,15.

Qual o segredo destas mulheres, que as tornou tão especiais? Eram melhores do que as mulheres de hoje? Obviamente que não. Elas apenas se consagraram ao Senhor mais intensamente, se dispuseram ao serviço do Senhor. Muitas destas disseram ao Senhor: “Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim”.

Pr. Josias Moura de Menezes

About these ads

19 thoughts on “Sermão para culto de aniversário – Tema: Débora, uma mulher admiravel

  1. PAZ DO SENHOR, FIQUEI MUITO FELIZ EM ENCONTRAR ESSE ARTIGO< VAI ME AJUDAR MUITO PARA A MINHA PREGAÇAO NO CULTO DE MULHERES. PEÇO QUE ME MANDE SE POSSIVEL NOVOS ARTIGOS DESSE CARATER SOBRE AS OUTRAS MULHERES DA BIBLIA. QUE O SENHOR CONTINUE TE ENCHENDO E ABENÇOANDO .

  2. PASTOR
    SABADO PROXIMO EU VOU DIRIGIR UM CULTO DE ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DE UMA IRMÃZINHA. QUE MSG E POSSO DIRIGIR NESTE EVENTO. VC. PODE INDICAR ALGUNS TEXTOS? E TIPO DE MSG.
    OBRIGADO
    JOÃO MESQUITA
    IPB DE CACOAL – RO

  3. gostaria de me envolver mais na obra de missoes, e preciso de ajuda de pessoas que estão engajadas na obra, porem não tenho ainda, muita disponibilidade, ma estou orando pra isso…..estive em janeiro em cildad lest no paraguai fazendo a obra de Deus, e o senhor bradou naquele lugar, e mexeu muito comigo……..

  4. Grasa epaz pastor josias, acabei de ler essa passage bibrica, e gostei muito gostaria de poder receber menssage assi Deus abensoe

  5. Juízes 4.9;..e Débora se levantou e partiu com Baraque para Quedes.
    Deus, só vai agir quando as mulheres se levantam para fazer a obra de Deus. Débora, se levantou e Deus, marcou a história dele na vida de Débora e de Jael. Que Deus continue te abençoando.Izelpina Bastos. 26.09.12

  6. Pr.Oséias Cardoso
    pastor meu endereço é na verdade o mesmo e eu estou esperando o material que ainda não chegou ok! um abraço

  7. parabens pastor me ajudou muito pois sabado tenho uma pregaçao culto das mulheres,que DEUS continue te abençoando.

  8. estou passando por um momento dificil en minha vida estou sofrendo pesseguiçoes guase esta de debora foi bom ler esta passagem biblica chorei mais estou fortalicida porgue sei gue deus esta mim guardando i vai comtinuar mim ajudando ti amo paiiiiiiiiiiiii

    • as lutas sempre viram em nossas vidas,mas tenha sempre a certeza de que DEUS nao nos dar um aprova maior do que nos podemos suportar…!

  9. PARTICIPEI DE UM CULTO DE MULHERES ONTEM E SEI QUE NÃO É POR ACASO QUE HOJE ENCONTREI ESTE ARTIGO! A LIDER ONTEM ESTAVA UM POUCO ABATIDA COM O DESENVOLVER DO GRUPO DE MULHERES E AGORA EU SEI COMO AJULA-LA A SE FORTALECER EM DEUS. SE POSSIVEL GOSTARIA DE RECEBER VIA EMAIL MENSAGENS DESTE TIPO. SUA IRMÃ EM CRISTO.

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s