Sermão para o Dia da Bíblia. Tema: A Bíblia, um livro de Preciosa Felicidade.

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura no culto em Homenagem ao Dia da Bíblia.

Apocalipse 1:3: “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

1) Quero inicialmente falar sobre algumas características importantes da Bíblia.

Em primeiro lugar a Bíblia é Única. É um livro "diferente de todos os demais" nos seguintes aspectos (além de em muitos e muitos outros).

É única em coerência, pois apesara de ser escrita durante um período de mais de 1.500 anos, durante mais de 40 gerações, por mais de 40 autores, envolvidos nas mais diferentes atividades, inclusive reis, camponeses, filósofos, pescadores, poetas, estadistas, estudiosos, etc…, ela mantem total unidade nos seus ensinamentos.

Foi Escrita em diferentes lugares: Moisés, no deserto; Jeremias, numa masmorra; Daniel, numa colina e num palácio; Paulo, dentro de uma prisão; Lucas, enquanto viajava; João, na ilha de Patmos; outros escreveram textos bíblicos em meio a campos de batalha.

Foi escrita em diferentes condições: Davi, em tempos de guerra; Salomão, em tempos de paz.

Escrita sob diferentes circunstâncias: Alguns escreveram enquanto experimentavam o auge da alegria, enquanto outros escreveram numa profunda tristeza e desespero.

A bíblia é única em sobrevivência. Em 303 A.D. o imperador Diocleciano proclamou um edito que tinha como objetivo impedir os cristãos de adorarem a Deus e destruir as suas Escrituras: "… um documento imperial foi promulgado em todos os lugares, determinando a demolição das igrejas e a queima das Escrituras, e proclamando que aqueles que ocupavam posições de destaque perderiam todos os seus direitos, enquanto que aqueles que trabalhassem em suas casas perderiam a liberdade, caso insistissem em professar o cristianismo“. Mas, a Bíblia a tudo isso e muito mais.

2) Alguns homens de grande influencia afirmaram que a Bíblia seria um dia, um livro esquecido:

"Voltaire, o francês renomado e incrédulo que morreu em 1778, afirmou que, cem anos depois dele o cristianismo estaria varrido da face da terra e teria passado à história. Mas o que aconteceu? Por ironia do destino, "apenas cinqüenta anos depois de sua morte a Sociedade Bíblica de Genebra usou em sua própria residência para imprimir pilhas de Bíblias.“ QUE IRONIA DA HISTÓRIA! Voltaire morreu e mesmo assim a Bíblia continua sendo lida e estudada em várias partes do mundo.

No texto que lemos aqui em Apocalipse 1, o apóstolo João, tem uma importante palavra de estímulo e de exortação para nós e ao mesmo tempo nos mostra que a Bíblia nos traz uma mensagem de bem aventurança ou de grande felicidade.

Nesta segunda semana de dezembro, quando comemoramos o Dia da Bíblia, é importante refletir em que sentido somos bem-aventurados como povo de Deus que ama as Sagradas Escrituras.

3) Depois de destacar estas informações especiais acerca da Bíblia, gostaria de refletir sobre três aspectos em que a Bíblia representa para nós uma mensagem de Felicidade.

I – Podemos falar da FELICIDADE DE LER – “Bem-aventurados aqueles que lêem…as palavras da profecia.”

Existem vários tipos de comportamento frente à Escritura:

a) Dos Que Não Lêem. São aqueles que não têm o mínimo interesse de manusear a Palavra de Deus. Podem ter em seus lares Bíblias, e até luxuosas, mas apenas para enfeite.

b) Dos Que Não Entendem. São aqueles que lendo-a sem a sabedoria, sem a iluminação do Espírito Santo a têm como um livro hermético, confuso ou apenas interessante. Nestes dois casos se cumprem as palavras do Senhor Jesus em Mateus 13.13 “Por isso, lhes falo em parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.”

c) Mas temos aqueles que Lêem e Entendem. Aqueles que leem e entendem são as pessoas que tiveram uma experiência com Deus de novo nascimento. São aqueles que entregaram suas vidas a Cristo e confessaram que Ele é Senhor e salvador.

Portanto, a condição básica para que alguém leia e entenda a palavra é que essa pessoa tenha uma experiência de salvação em Cristo. Paulo nos ensina que “aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Salvação é a condição necessário para ler e entender a Bíblia.

II – Podemos falar da FELICIDADE DE OUVIR – “Bem-aventurados aqueles que ouvem…as palavras da profecia.”

Ouvir é outro necessidade para que a pessoa possa experimentar felicidade em estudar a Bíblia.

Falamos acerca ouvir o que o Espírito Santo quer dizer, por meio da palavra, na medida em que a lemos. Somos uma sociedade humana sedenta pela leitura mas muito pouco interessada para ouvir o que Deus quer falar no coração.

Existem:

a) Os Que Ouvem Desinteressadamente. Quantos no passado apenas ouviram as palavras dos profetas e do Senhor Jesus, mas sem nenhum interesse.

b) Dos Que Ouvem Interessadamente. São aqueles que estão atentos à Palavra de Deus e não deixam cair uma só delas.

Ouvir com interesse é também uma condição essencial para que a Bíblia possa invadir nosso interior com uma mensagem de alegria e renovação de vida.

III – E finalmente, podemos falar da FELICIDADE DE GUARDAR – “Bem-aventurados aqueles que guardam … as coisas nela escritas.”

Guardar aqui, significar procurar praticar aquilo que lemos, e aprendemos na Bíblia. Tiago 1:22 nos ensina: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

Alguém já disse que um gesto pode ter maior valor do que muitas palavras. Nesse sentido, praticar a Bíblia tem um grande valor para que experimentemos em nossas vidas um grande sentimento de felicidade.

4. Conclusão

Quero terminar esta palavra perguntando o que a Bíblia significa para você? É um livro comum, ou especial? É um livro que esta sendo lido ou esquecido aberto na prateleira de sua casa? A bíblia tornou-se para você um livro que você tem procurado praticar e que tem influenciado sua vida?

Ilustração. No livro, Poder para ser Vitorioso, o Pr. Rick Waren, conta a história de um canibal convertido nas ilhas dos Mares do Sul que estava assentado perto de um grande caldeirão lendo sua Bíblia quando um antropólogo com um capacete se aproximou dele e perguntou: "O que você está fazendo?"

O nativo respondeu: "Estou lendo a Bíblia."

O antropólogo zombou e disse: "Você não sabia que os homens modernos e civilizados rejeitaram esse livro? Não passa de um amontoado de mentiras. Você não deveria desperdiçar o seu tempo".

O canibal olhou-o de alto a baixo e lentamente respondeu: "Senhor, se não fosse por este livro, o senhor estaria neste caldeirão!" A Palavra de Deus modificou a vida ele, e o seu apetite.

A Bíblia é um livro especial porque ela muda comportamentos e atitudes. Ela tem o poder de transformar um homem desonesto em uma pessoa correta. Acerca dela diz o apostolo Paulo: “….é o poder de Deus para salvação de todo aquele que Crê..” É você um bem-aventurado por lê-la, ouvi-la, guardá-la como um precioso tesouro no seu coração.

Pr Josias Moura de Menezes

About these ads

7 thoughts on “Sermão para o Dia da Bíblia. Tema: A Bíblia, um livro de Preciosa Felicidade.

  1. Deus te dee muita sabedoria e que vc. seja grandemente abençoado
    são os rogos do Pr. José Alves

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s