Sermão: Ana, Uma mulher que experimentou o agir milagroso de Deus em sua Vida

Palavra ministrada pelo Pr Josias Moura de Menezes no culto em ações de graças, realizado no Sabado na Igreja do Betel Geisel.

“…10  levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.  11  E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” (1 Samuel 1:10-11 RA)

1.     Introdução

Ao ler sobre a vida de Ana, compreendemos que Deus realmente tem controle absoluto  sobre nossas vidas. A história de Ana nos mostra que Deus tem o poder de converter as situações difíceis das nossas vidas em grandes lições de aprendizado e crescimento.

Ana vivencia em sua familiar uma situação crítica, pois não podia ter filhos. No mundo antigo, os homens sentiam-se pressionados a terem filhos, pois os filhos eram parte importante na estrutura econômica de uma família. Eles eram fonte de ajuda no trabalho, e era responsabilidade deles cuidar dos pais quando chegavam a velhice. Possuir vários filhos era símbolo de Status e riqueza, pois nas sociedades antigas muitos jovens eram mortos em batalhas, e por esse motivo as famílias procuravam ter muitos filhos para que a descendência familiar ficasse garantida. 

Quando uma mulher não podia ter filhos, a esposa era obrigada, segundo os costumes do Antigo Oriente Médio, a dar uma de suas serviçais a seu marido para que este gerasse filhos por meio dela.  Quando uma mulher não podia ter filhos, a lei daquela cultura dava ao marido o direito de se separar de sua mulher se assim o quisesse.

Mas, observamos que Elcana, marido de Ana, a amava e permaneceu amorosamente ao seu lado apesar das pressões contrarias da sociedade e de seu direito garantido pela lei civil de se separar de Ana.

Vemos no verso 8, que Elcana demonstrava claramente o seu sentimento de amor por Ana ao perguntar:  “…Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” Naquela ocasião, Ana encontrava-se triste com as provocações de Peniva, que era sua rival naquela família, e fazia uso da impossibilidade de Ana em engravidar, para provoca-la e humilhá-la.

2.     Ana vivia numa família dividida

Por não ter filhos, Ana era vítima das provocações de Penina. Penina, era a segunda esposa de Elcana. Elcana tinha uma segunda esposa,  provavelmente por causa da sua preocupação em ter descendentes. E naquela cultura um homem podia ter mais de uma mulher caso sua esposa não pudesse lhe dar filhos. Observamos porem, nesse contexto, que a prática da poligamia nunca trouxe bênçãos de Deus, e a prova disso, é que, na família de Ana não havia paz.   

Ana sofria com esta situação, pois Penina irritava a Ana excessivamente, com o objetivo de lhe causar prejuízos maiores.

Conforme o verso 15, Ana era uma mulher “….atribulada de espirito….” e vivia numa família que estava em crise.  

3.     Ana vivia numa família dividida, mas não se encontrava só.

Ana tinha o  favor de Deus. E Deus já havia estabelecido planos gloriosos para Ana, que ela ainda desconhecia. Até mesmo o impedimento de Ana em ter filhos resultava de um plano de Deus para a vida de Ana.  O verso 5 na parte final diz que “…o Senhor lhe tinha cerrado a madre”.

Quando falamos dos planos de Deus é bom lembrar das palavras de Jó  no capitulo 42:2: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”.

Quando passamos por lutas  e crises, ou quando perdemos pessoas ou coisas importantes para nós, desejamos encontrar explicações ou  justificativas para a nossa dor. Porem, tenho aprendido que nem sempre Deus nos dará explicações quando estamos percorrendo os vales difíceis da vida humana.

Quando José foi lançado numa cova, Deus não lhe deu explicações. Quando foi vendido por seus irmãos como escravo, Deus não lhe deu explicações, quando foi preso na casa de Potifar, Deus não lhe deu explicações.

Só mais tarde é que Deus esclarece a José o motivo de tanta luta, tanto sofrimento e dificuldades. Ao se encontrar com seus irmãos José declara em Gênesis 45:5: “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. No verso 8 José agora acrescenta: “Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito.” O que José estava dizendo a seus irmãos é que a traição deles, o ato de o venderem como escravo, os anos na prisão, todas as lutas e angustias, eram apenas parte do plano grandioso de  Deus, para tornar mais tarde  a José, um príncipe no Egito.

4.     É aqui que desejo apresentar uma revelação importante sobre Ana:

Creio que o tempo em que Ana enfrentou humilhações, experimentou lutas interiores e derramou lágrimas aconteceram porque Deus tinha um plano maior para Ana: Deus a estava preparando para experimentar um grandioso milagre e  assumir uma importante responsabilidade. O milagre é que Deus iria dar um filho a Ana  e sua responsabilidade era consagra-lo e educa-lo para ser o mais importante profeta de Israel.

As lutas de Ana foram grandes, mas as vitórias que Deus lhe concedeu foram maiores.

5.     Uma das grandes verdades que podemos observar na vida de Ana, é que as crises a tornaram numa mulher mais próxima de Deus.

Ao ir anualmente ao templo em Jerusalém, Ana buscava intensamente a presença do Senhor. No verso 15 ela estava no templo e diz ao sacerdote Eli: “….tenho derramado a minha alma perante o Senhor…”.

Ana nos ensina algo precioso aqui. As orações mais intensas, são aquelas que nascem do choro, da dor, e da crise humana.  

A oração de Ana nasceu da sua tristeza e do seu sofrimento. Veja o que diz 1 samuel 1:10,11: “…levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.  11  E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.

Observe comigo algumas coisas acerca desta oração de Ana. Primeiro. Ela foi gerada com choro e lágrimas que foram derramadas por causa de seu imenso desejo de ter um filho. Segundo. Em sua oração Ana se apresenta como serva, em submissão e obediência a Deus. Terceiro. Sua oração inclui sacrifício, pois fez um voto de devolver o filho ao Senhor para ser um nazireu, e assim servir a Deus por toda a vida.

A fé e a devoção de Ana foram intensos naquele momento, e não ficaram sem a resposta de Deus. Deus lhe deu um filho. E Samuel se tornou mais tarde um filho ilustre. Tornou-se um grande profeta que trouxe muita honra e prazer ao coração de sua mãe.

6.     Conclusão

Deus é fiel, pois não deixa um justo que ora sem resposta. Como filhos de Deus muitas vezes enfrentamos caminhos espinhosos, mas não somos destruídos.

Assim como Deus permitiu que Ana experimentasse um grande milagre em sua vida, ele também pode fazer o mesmo por cada um de nós. Eu e você, também podemos experimentar o agir milagroso de Deus.

About these ads

Sou Pastor, músico e professor de teologia. Curso atualmente Análise de sistemas e Licenciatura em Matemática. Resido atualmente na cidade de João Pessoa/PB, onde pastoreio e leciono em vários seminários.

Publicado em Igreja
17 comments on “Sermão: Ana, Uma mulher que experimentou o agir milagroso de Deus em sua Vida
  1. maria das graças disse:

    eu amei essa mensagem pr. ora por mim quero que DEUS me use nessa mensagem gosto de louvar mais temho vontade pregar

  2. gilmara disse:

    gostei muito da historia de ana gostaria ter mas explicacoes sobre esta mensagem

  3. mary ferreira rodrigues disse:

    que mensagem gloriosa qusntas pessoas sao esteril de filhos de esposos de empregos;meu qurido nao existe esterellidade para deus confie no senhor e busque em oraçao pois deus e fiel para te responder nao desanime comfie.

  4. Anônimo disse:

    Olá Pastor Josias a paz do senhor, que mensagem mais abençoada, Deus falou tremendamente comigo através desta palavra. Sou missionária e muitas das vezes, também precisamos de receber algo especial da parte de Deus, me cinto fortalecida da parte de Deus para continuar a minha jornada… que o Senhor Jesus, através do seu Espírito Santo, continue te inspirando, para abençoar a vida de muitos…fique na paz do Senhor Jesus vaso escolhido……

  5. Anônimo disse:

    que Deus te abn

  6. Maria cassia jesus da silva disse:

    eu amei! que Deus te ab e coloq mais mensagem. Que Deus te aben amem?

  7. janio jesus batista disse:

    muito boa e edificante mensagem DEUS vos abençoe amém….

  8. moises disse:

    é muita bençao de Deus?

  9. é assim quando nós tumamos uma atitude na presença do senhor e chamamos a atenção ele entra com a resposta imediata o segredo é cermos fiel com ele

  10. Anônimo disse:

    Percebo que muitas vezes tentamos resolver nossos conflitos por nossas próprias mãos,e retiramos a mão poderosa deDeus.
    Amiga se vc passa por momentos de duvidar de Deus porque nõa te dá um filho, descanse no Senhor que te fará bem.

  11. Anônimo disse:

    mensagem edificante para mim e para todos, a vida desta mulher pra nós é como exemplo de vida.

  12. renato disse:

    que o senhor te abençoe

  13. esbastiana nascimento dos santos disse:

    que o senhor Deus todo poderoso possa ti abençoar sempre,
    ti capacitar e ti encher de sabedoria para nos ensinar cada ves mais
    foi muito edificante essa mensagem que a paz do senhor esteija com tigo amém……….

  14. marilene ap sabaini barbosa disse:

    aprender com essa mulher,pra mim é algo glorioso,que Deus acrente essa fé no meu coracão,pra que eu possa ver tambem o milagre em minha vida…

  15. Iris Monica disse:

    Olá, pastor Josias foi muito edificante este sermão sobre oa história de Ana, como sempre Deus usou de sua graça para te iluminar e falar através do seu servo aos filhos, Deus continue te abençoando grandemente.

    • pr.Josias a paz do Senhor Jesus! Que Deus continue abençoando cada vez mais o seu ministério,derramando assim chuvas de bençãos sobre o pastor e toda sua parentela. Pois esta mensagem veio direto da boca de Deus para os nossos corações. fui muito abençoada.

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

TOTAL GERAL DE ACESSOS:
contador de visitas

Digite seu Email para fazer sua assinatura e receber notificações deste site.
Após confirmar abra sua caixa de Email para concretizar sua assinatura.

Junte-se a 3.285 outros seguidores

Veja o curriculo eclesiástico de Josias Moura de Menezes

Veja o currículo de Josias Moura

Nosso contato:

josiasmoura@hotmail.com

Telefone para envio de mensagens SMS:

(83) 9619.9711 TIM
(83) 8612.6728 OI

ATENÇÃO: NÃO ATENDEMOS A LIGAÇÕES. RESPONDEMOS APENAS A MENSAGENS DE CELULAR.

COMPRE APOSTILAS EM NOSSA CENTRAL APOSTILAS CRISTÃS
Veja a loja Virtual do Pr Josias Moura. Clique na imagem abaixo:
Curso de teologia Básica
Curso para ministros de louvor e adoração
Curso de missões e Evangelismo
Curso de Aconselhamento e Capelânia Cristã
Curso de especialização em Hermenêutica
Adquira nossos CDS

Os cds abaixo possuem um amplo material para seu crescimento espiritual. Há estudos Bíblicos, sermões, comentários, etc..., para que você possa utilizá-los como fonte de consulta diária.

CD. 01: Biblioteca do conhecimento Teológico
CD. 02: Biblioteca do conhecimento Cristão Vol. 01
CD. 03: Biblioteca do Conhecimento Cristão Vol. 02
CD.04: Biblioteca Digital do Pregador
CD. 05: Comentários Bíblicos
CD. 06: Biblia de Estudo Pentecostal
CD. 07: Homilética. A arte da elaboração e comunicação de sermões
CD. 08: Missões e Evangelismo
CD 09. Corinhos para o culto infantil da Tia Amanda e Sua turma
CD 10: Biblioteca Digital de Estudos sobre a família Cristã
CD 11: Biblioteca Digital de Louvor e adoração
CD 12. Coletânia Digital de sermões do Pr Josias Moura
CD 13: Biblioteca dos recursos para o ministério infantil
CD 14. BIBLIOTECA DIGITAL DO CONHECIMENTO CRISTÃO VOL 03
CD 15. PLAYBACK do CD Louvores para o culto infantil Vol. 01
CD 16. Corinhos para o culto infantil Vol. 03
CD 17. Enciclopédia Bíblica- histórica – Teologica – filosófica da Bíblia – 06 volumes em arquivos digitalizados no formato PDF.
CD 18. Bíblioteca Temática de estudos para Escola Bíblica dominical, cultos de doutrina, e grupos familiares.
Comunidade
E-mail para contato:
josiasmoura@gmail.com
Aqui você pode administrar o site, e instalar RSS na barra dos favoritos.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.285 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: