Sermão: A morte do temor e da reverência no culto na vida de muitos cristãos.

PALAVRA MINISTRADA PELO PR JOSIAS MOURA DE MENEZES NO CULTO DE SANTA CEIA DA IGREJA DO BETEL BRASILEIRO DO GEISEL

“O Senhor, porém, está no Seu santo templo; cala-se diante Dele toda a terra”. Hc. 2. 20.

“ Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.  Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras.” (Eclesiastes 5:1-2 RA)

1)   Introdução

Acredito ser um grande problema existente na Igreja de Cristo nos dias de hoje, que causa preocupação para nossas lideranças, é vermos que o temor e a reverência ao Senhor, são sentimentos que estão morrendo na vida de muitos cristãos.

Nossa Igreja  tem crescido em número de membros. Isso é bom, porque o crescimento faz parte da dinâmica de uma Igreja. Mas, devemos observar que a medida que o rebanho fica maior, intensificam-se  os problemas.

O zelo pela ordem e reverencia no templo nos momentos do culto, é uma das necessidades de nossa comunidade. É acerca desse assunto que especificamente quero tratar nesta ocasião, porque tenho recebido de alguns diáconos as seguintes informações:

  • Existem pessoas que ficam fora do templo conversando, em vez de cultuarem a Deus.
  • Há pessoas que pessoas que vão ao bebedouro ou banheiro inúmeras vezes durante o momento das nossas reuniões, transitando dentro da Igreja.
  • Existem pessoas que não tem respeitado as autoridades espirituais constituídas por Deus sobre esta Igreja. Por exemplo, existem pessoas que não obedecem aos diáconos quando estes pedem que entrem para o templo.

É sempre um desafio manter a ordem no culto público; a desordem ao contrário se multiplica com muito mais facilidade em nossas vidas, porque nossa tendência carnal é pecar contra Deus, por causa do assedio do pecado dentro de nós.

2)   Quero lembrar àqueles que gostam de conversar no templo as palavras do profeta Habacuque no capitulo 2:20: “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” E ainda em Eclesiastes 5:2:   “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus……”.

Tenhamos cuidado com as palavras que são pronunciadas por nós no momento de Culto e adoração ao Senhor.

Pense e reflita: O que temos falado neste lugar? Falamos da vida de outros? Conversamos assuntos que fogem completamente da adoração? Atendemos ao celular dentro da Igreja e ficamos falando ao telefone bem alto durante o culto? Falamos ou zombamos de quem esta a frente da igreja cantando ou ministrando a palavra?

Lembre-se do que Deus afirma: “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus…”.

Quero ainda lembrar àqueles que perderam no falar a reverência, o que Jesus diz em Mateus 12:37: “…..porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” Tiago, em seu livro Cap. 1:19 fala assim: Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para “ouvir”, tardio para falar”, tardio para se irar”.

3)   Para aqueles que gostam de ficar transitando para dentro e para fora da Igreja várias vezes durante o culto, quero lembrar o que diz o Senhor no livro de Eclesiastes Cap. 5.1: “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus, chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

Fui informado por uma diaconiza que uma só pessoa foi 8 vezes ao bebedouro, em um determinada reunião que demorou menos de duas horas. Eu duvido que em uma casa, durante duas horas, uma criança ou um adulto beba tanta água assim. Mas na Igreja, casos assim já aconteceram.

Se a nossa sede da presença de Deus em nossas vidas, fosse tão intensa como a de um alguém que vai ao bebedouro 8 vezes, não haveria frieza espiritual dentro de nós.

Tenho recebido informações de que pessoas tem ficado fora do templo durante cultos conversando, e ao serem convidados para entrar alguns dizem aos diáconos que estão com calor outros não fazem caso e permanecem onde estão. Isso me preocupa. No mundo perdido em que vivemos, tem gente que vai para danceterias que funcionam em locais abafados, e ali passam horas embalando seus corpos no ritmo de músicas dançantes, e na igreja alguns dos que se dizem crentes, não conseguem ficar menos de duas horas em comunhão com Deus através do momento de culto.

Já houveram tempos em que eu trabalhava no comercio, e as vezes ficava 4 ou 5 horas em locais abafados e extremamente quentes, acompanhando uma equipe de eletricistas fazer um reparo em um gerador. Fazia este esforço porque precisava do meu salário. Tem muita gente que enfrenta o calor e o cansaço em troca de seu salário, mas muitos cristãos reclamam da cadeira que é dura, da falta de um ar condicionado, reclamam do louvor, enfim reclamam de tantas coisinhas insignificantes, que esquecem o principal: estão dentro do templo para adorar.

Pense em Jesus e especificamente agora, no seu sacrifício na cruz. Jesus suportou durante horas a dor, os pregos em seu corpo e o calor intenso que o fez ficar desidratado. Será que é um tão grande sacrifício para mim ficar dentro do templo e cultuar a Deus de todo o meu coração?

Não imite nesta igreja, o exemplo negativo de alguns que tem perdido tempo com “sacrifícios tolos”. Lembre-se que este é um lugar onde devemos os priorizar a adoração. “ Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

4)   Conclusão

Não desejo magoar a qualquer membro, que é por nós amado em Cristo Jesus. Mas, ao contrário, nosso desejo é mostrar com muito cuidado o quanto precisamos mudar no que diz respeito à “reverência”. Para isto acontecer precisamos de arrependimento de pecados.

Não precisamos esperar a chegada de Jesus para mostrar com ensinamentos, como deve ser o procedimento de cada irmão. Gostaria sim, com esta mensagem, de ajudar melhorar a conduta de muitos no corpo de Cristo. Assim evitaríamos a prática de inconveniências dentro e fora do Templo.

Um engenheiro aeronáutico disse certa vez: Um grande avião com toda a sua tecnologia poder cair por causa de um detalhe que não foi corrigido ou observado. Apenas um pequeno detalhe corrigido a tempo, pode salvar ou dizimar vidas.

Nossa Igreja tem muitas qualidades positivas. Mas, são os pequenos detalhes que podem comprometer o sucesso das grandes realizações espirituais que Deus tem para as nossas vidas.

Que Deus vos abençoe!

Pr Josias Moura de Menezes

About these ads

8 thoughts on “Sermão: A morte do temor e da reverência no culto na vida de muitos cristãos.

  1. Esse é o estudo que nossas igrejas tem que ouvir nos últimos dias,pois precisamos de ouvir a verdadeira,inerrante,infalível,poderosa palavra de Deus…Deus não mudou .ELE CONTINUA O MESMO…

  2. maravilhoso esse sermão ate me inspirei nele para pregar na minha igreja sofre reverencia pois Deus me deu um sonho sobre a falta de reverencia na igreja. graça e paz.

  3. O que vemos hoje em nossas Igreja é pessoas que não tem temor a DEUS em termo de reverencia, atende celular,manda msn etc, só não fala de CRISTO temos que ter cuidado as nossas Igrejas estão doentes em relação a REVERENCIA.
    Que DEUS nus abençoe e nus perdoe.

    Bela mensagem

  4. Um engenheiro aeronáutico disse certa vez: Um grande avião com toda a sua tecnologia poder cair por causa de um detalhe que não foi corrigido ou observado. Apenas um pequeno detalhe corrigido a tempo, pode salvar ou dizimar vidas.

    Nossa Igreja tem muitas qualidades positivas. Mas, são os pequenos detalhes que podem comprometer o sucesso das grandes realizações espirituais que Deus tem para as nossas vidas.

    Que Deus vos abençoe!

  5. Um engenheiro aeronáutico disse certa vez: Um grande avião com toda a sua tecnologia poder cair por causa de um detalhe que não foi corrigido ou observado. Apenas um pequeno detalhe corrigido a tempo, pode salvar ou dizimar vidas.

    Nossa Igreja tem muitas qualidades positivas. Mas, são os pequenos detalhes que podem comprometer o sucesso das grandes realizações espirituais que Deus tem para as nossas vidas.

    Que Deus vos abençoe!

  6. revelação claras e as vezes triste da realidade dos cultos hoje em nossas igrejas, que saudades da reverencia de 20 anos atraz.

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s