Estudo do culto de doutrina. Tema: As parábolas do reino – A parábola do Semeador

ESTUDO MINISTRADO PELO PR.  JOSIAS MOURA NO CULTO DE DOUTRINA

Introdução

Enquanto viveu aqui na terra, Jesus exerceu um ministério que pode ser resumido em três ações principais: pregar, curar e ensinar. Jesus pregava o evangelho do Reino, conclamando as pessoas a se arrependerem e a viverem uma vida que glorificasse a Deus. Jesus também curava toda sorte de doenças físicas e espirituais. Expulsava demônios que atormentavam as pessoas e lhes ministrava cura completa.  Jesus também ensinava. Ele era chamado de Rabi e também de Raboni, que significa: Mestre ou Mestre dos  Mestres.

O ensino de Jesus causava impacto em todos os que o ouviam, especialmente porque Ele ensinava com autoridade. Um dos métodos didáticos mais freqüentes nos ensinos de Jesus foram as parábolas.

As parábolas são histórias simples, com temas, personagens e fatos do cotidiano. Essas histórias sempre traziam verdades espirituais muito significativas.

Através das parábolas, Jesus trouxe muitas revelações sobre o Reino de Deus que Ele veio estabelecer aqui na Terra. Hoje estudaremos uma parte de uma das mais conhecidas parábolas sobre o Reino de Deus.

Ler o texto da parábola do semeador    ( Mateus 13:3-9 )

O semeador é aquele que prega a palavra de Deus

Todos nós somos chamados a sermos semeadores. Um dia recebemos o evangelho e tivemos as nossas vidas transformadas porque alguém lançou a semente no nosso coração e nós recebemos. O semeador dessa parábola não escolhe o solo pra semear. Ele simplesmente lança a semente, sabendo que o crescimento não depende dele, mas de Deus ( I Cor 3:7 )

Assim também nós, como servos de Jesus Cristo, não podemos perder oportunidade de lançar a semente. Por onde andarmos devemos semear a palavra de Deus. Há muitas maneiras de semear: você pode semear compartilhando a mensagem do evangelho, ou convidando a pessoa a vir à igreja, ou até dando o seu testemunho. Semear é a nossa parte.

Talvez você ainda não tenha colhido ninguém pra Jesus simplesmente porque está negligenciando essa parte que é sua. Deus dá o crescimento, mas nós temos que semear.

A semente é a Palavra de Deus

Uma das preocupações de todo agricultor é com a qualidade da semente. Sem isso, a colheita fica comprometida. Pois a semente que temos é da mais excelente qualidade: é a própria Palavra de Deus. A Bíblia diz que a Palavra de Deus é poderosa e eficaz ( Hb 4:12 ), que ela não passará jamais (Mc 13:3), que ela não voltará vazia, mas cumprirá o seu propósito ( Is. 55:11 )

Enfim, no que depender da qualidade da semente, nossa colheita acontecerá com sucesso.

A semente à beira do caminho

A semente que caiu à beira do caminho, em terra batida, nunca vai frutificar.

Lembre-se: o objetivo de um semeador é que a semente frutifique. Logo, Deus deseja que a palavra que é lançada no seu coração dê frutos, dê resultados.

Essa semente não dá resultados porque Satanás, diz Jesus, rouba as palavras dos corações das pessoas. O diabo é ladrão, então roubar é uma das suas especialidades. Há pessoas que ouvem a Palavra de Deus, gostam, concordam, mas logo depois agem como se nunca tivessem ouvido.

Seu coração é endurecido, por isso, o inimigo encontra maneiras de fazê-las esquecerem do que ouviram.

Não deixe Satanás roubar a preciosa palavra de Deus que está sendo semeada no seu coração.

Precisamos orar da seguinte forma: Deus, eu não permito que Satanás roube a tua palavra que está sendo semeada no meu coração.

A semente lançada em terreno pedregoso

Jesus disse que essas são as pessoas que recebem a Palavra com alegria até que….. perseguições e tribulações apareçam. São pessoas que pensam que, porque vieram pra igreja, entregaram suas vidas a Jesus, e freqüentam cultos, agora nenhum mal pode mais acometê-las. Mas, não foi isso que Jesus ensinou aos seus discípulos. Pelo contrário, Ele disse que teríamos aflições e até perseguições. (João 16:33  )

Você não pode ser como esse tipo de solo: aquele que recebe com tanta alegria o evangelho, mas diante dos primeiros problemas se escandaliza e vai embora.

Todo discípulo de Jesus é testado na hora da prova. Seja você daqueles que são provados e aprovados. Persevere, não deixe a semente morrer por causa das perseguições. E saiba: Deus é com você no meio das provas, como foi com Jesus.

É infinitamente pior passar por lutas longe de Jesus. Se ele está no barco, a tempestade pode até vir, pode nos assustar, pode nos fazer clamar por socorro, mas temos certeza que sobreviveremos. Ele pode acalmar qualquer tempestade!

O desejo de Deus é que você receba a Palavra e frutifique! Faça a sua parte pra que isso aconteça. Não deixe Satanás roubar a Palavra do seu coração e não desista diante das provações.

Ministre este estudo na vida de outras pessoas para que possam cumprir seu papel de semeadores da preciosa semente que é a Palavra de Deus. Sem semeadura, não há colheita. Ministre uma palavra de perseverança a todos pra que nenhuma tribulação ou perseguição seja capaz de fazê-los desistir.

Pr. Josias Moura de Menezes

About these ads

2 thoughts on “Estudo do culto de doutrina. Tema: As parábolas do reino – A parábola do Semeador

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s