SERMÃO PARA CASAMENTO. TEMA: ALGUNS CONSELHOS PARA QUEM VAI CASAR

(Pregado pelo Pr Josias Moura de Menezes na Igreja Betel)

“4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher  5 e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?  6  De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”  (Mateus 19:4-6 RA)

1.  Introdução

Eu acredito que  “Sucesso no casamento é mais do que encontrar a pessoa certa; é ser a pessoa certa.”

Mas, ser essa pessoa certa é desafiador. É algo que exigirá alguma renuncia e sacrifício.

Começar uma vida a dois geralmente não é difícil. Alguns casamentos começam assim: “…Benzinho p’ra cá, benzinho p’ra lá… DEPOIS DE ALGUM TEMPO – Meus bens p’ra cá, seus bens p’ra lá…  “

Como eu disse, iniciar uma vida a dois não é difícil. Desafiador é manter essa vida a dois no decorrer dos anos, mantendo-se o afeto, o respeito, a admiração e o amor.

2.  No casamento é preciso deixar algumas bagagens para trás.

Quando vamos fazer alguma viagem não podemos levar toda a bagagem. É preciso deixar uma parte desta bagagem para trás. Só devemos levar roupas em nossa mala que são apropriadas para o lugar que vamos.

Num casamento existem duas pessoas diferentes. Suas opiniões, suas formações e experiências, foram completamente diferentes. Ao casarmos, nem tudo que aprendemos em casa será útil no relacionamento que agora existe entre marido e esposa.

Existem algumas experiências de vida que colocamos na bagagem de nossa vida, que teremos que deixar para trás. Algumas experiências serão válidas, outras terão que deixadas.

3.  Sigamos o conselho que nos da a palavra de Deus:  “…deixará o homem a seu pai e sua mãe…”.

Ao se casar, alguns vínculos terão que ser quebrados. O vínculo da dependência emocional de um filho terá que ser rompido. O homem agora não é mais “…o filhinho da mamãe ou do papai…”. Agora ele está deixando de depender em alguns aspectos de seu pai e mãe, para construir uma nova família.

Quando a Bíblia diz que o homem deve deixar a seu pai e sua mãe, não devemos entender esse conselho como uma atitude de um filho que deve abandonar os seus pais, mas sim, como um processo em que o homem passa a assumir a direção de uma nova família. Ele não mais será dirigido por seu pai, mas passará a ser o cabeça de sua própria família. Porém o cabeça, não é um personagem autoritário. Ao contrario, é alguém que age com a mente de Cristo.

Ao comentar sobre o casamento um escritor disse: “Deus não tirou um osso da cabeça de Adão, para que ela dominasse sobre ele, nem de seu pé para ele dominasse sobre ela; mas tirou de debaixo do seu braço, para que ele a protegesse, de perto do seu coração, para que ele a amasse”.

v Lembre-se: é como cabeça que Deus posiciona o homem.

4.  Outra diretriz importante para o casamento é: “… se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?”

Jesus está dizendo aqui que o homem deixará a sua mulher, e se unirá a ela, tornando-se uma só carne.

Mas, o que significa tornar-se uma só carne? Tornar-se uma só carne não significa ser igual ao outro. Afinal, sempre existem diferenças emocionais e físicas entre um marido e uma esposa.

Ser uma só carne significa haver entre um homem e uma mulher um compromisso mútuo, uma cumplicidade, assim o casal deve ser unido, mas suas ações tem que ser justas e coerentes. Tem que haver equilíbrio.

É importante lembrar o que diz Salomão sobre esta unidade:

“… 9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.  10 Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?”

5.  É importante não esquecer do que diz a Bíblia: “…12 Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade…”

A Bíblia neste texto de Salomão faz também referencia ao cordão de 3 dobras que não se quebra, não se arrebenta facilmente. O cordão de três dobras é feito de um material resistente. Não é feito de linha ou barbante. É um cordão feito com fios resistentes até mesmo a prova do tempo.

De fato, a terceira dobra, para quem não sabe é a presença de Jesus Cristo solidificando uma relação a três. Neste cordão, o Poder de Jesus está presente. Nos fios deste cordão o Sangue de Jesus é passado todos os dias e, por conseguinte nada poderá destruir este relacionamento.

6.  Quero terminar citando a letra da música “cordão de três dobras” da cantora Aline Barros:

Quem anda sozinho pode ir mais rápido

Mas nem sempre vai mais longe

Pois temos aprendido que é melhor

Serem dois do que um

É bem melhor serem dois do que um

Porque o cordão de três dobras não se pode romper

Quando dois trabalham há mais ganho em seu labor

E quando há tristeza, há consolo para a dor

E quando a um cair, juntos se levantarão

Estando unidos na batalha vencerão

Finalmente quero lembrar o que diz o Pr. José Lopes da Cunha, no Jornal Batista: “Todo casamento precisa ser uma casa solidamente edificada sobre a rocha, capaz de permanecer em pé ainda que haja “chuva no telhado, rio nos alicerces, vento nas paredes”. (Pr José Lopes da Cunha, em O Jornal Batista, Pg. 4b – 10 a 16/12/2001).

Pr Josias Moura de Menezes

Igreja Betel.

About these ads

2 Comentários

  1. Pr Carlos Roberto

    DEUS ABENÇOE MEU AMADO PASTOR MUITO BONITO SEUS SERMÕES ..

  2. Anônimo

    Que Deus te abençoe, são mensagem lindas !

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.833 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: