SERMÃO: SENDO FIEL A DEUS EM CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS. O EXEMPLO DE RUTE

Rute: 1:11-18

1.  Introdução

A vida de Rute e Noemi é uma história de determinação, de perseverança e fidelidade a Deus, mesmo quando as circunstâncias são difíceis.

Quero começar destacando alguns fatos na vida de Noemi.

Noemi era uma mulher feliz, por se casada com um bom marido chamado Elimeleque e ter dois filhos.

Noemi e sua família saem de Belém, cidade da região de Judá e vão para Moabe, por causa da fome, e ali naquela terra eles prosperam e vencem as circunstâncias difíceis.

Seus dois filhos casam-se com duas moabitas, chamadas Rute e Orfa.

2.  Em Moabe, Noemi vivencia três momentos difíceis que poderiam ter abalado sua vida.

2.1     O primeiro momento difícil na vida de Noemi é quando morre Elimeleque, o marido de Noemi (1:3).

Ela fica em situação difícil, tendo que criar sozinha seus dois filhos. Acho Noemi uma mulher de fibra, pois ela enfrenta como viúva a criação de seus dois filhos. Ela não se entrega as dificuldades, mas confiando em Deus supera esse momento.

2.2     O segundo momento difícil de Noemi é quando seus dois filhos morrem (1:5).

Em Moabe, Noemi vê os seus dois filhos casarem com Rute e Orfa.

Imagino que após a morte de seu marido,  Noemi transfere seus sonhos e realizações para seus dois filhos. Sem marido, Noemi trabalhava incessantemente para vê-los crescer e se tornarem adultos equilibrados..

Tempos depois, uma tragédia acontece, e Noemi vê os seus filhos morrerem. Com a morte de seus dois filhos, Noemi vê muitos de seus sonhos morrerem. O que toda mãe espera é viver para na velhice e morte ser assistida por seus filhos. Porém, é uma terrivelmente triste uma mãe viver para ver seus filhos morrerem.

Mas, você pensa que Noemi desistiu? Não. Ela não se entregou a uma depressão, a sentimentos negativos de destruição. Ao contrário, a Bíblia diz que nesse momento Noemi tem uma atitude no capitulo 1:6.:  “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”

2.3     O terceiro momento difícil na vida de Noemi é na fase de sua velhice.

Neste momento, ela não tem marido, filhos, não tem mais saúde e nem vitalidade. Outro grande problema de Noemi neste momento, é que seus recursos financeiros acabam.

Que situação hem? Sem marido, sem filhos, sem a possibilidade de casar novamente por causa da idade avançada, e sem dinheiro.

Mas você acha que Noemi desistiu e se entregou completamente a tristeza e ao desanimo? Muitos já teriam desistido em momentos como esse.

3.  Mas, é nesta hora de crise que Noemi mantem viva a lembrança do Senhor.

Veja o que diz o texto em Rute 1:6.: “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto…, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”

Assim com Noemi, lembremo-nos do Senhor nos momentos de crise. Deuteronômio 5:15 diz.: “…porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido…”.

Noemi não foi esquecida por Deus. Rute, sua nora, é levantada por Deus para ajudar Noemi. Rute deixa sua família sua terra, e adota a cultura de Noemi e seu povo. Noemi não tinha materialmente nada para oferecer a Rute, mas Rute se torna sua aliada.

Hoje em dia, muitas pessoas fazem declarações negativas  sobre suas sogras. Por muita vezes, a figura de uma sogra tem sido o alvo de chacotas e piadas.

Mas, em Noemi e Rute, vemos um grande exemplo de bom relacionamento Rute tinha um grande sentimento de amizade e devoção pela sua sogra entre sogra e nora..

Eu gostaria de falar um pouco sobre esta nora, chamada Rute e as grandes lições de vida que aprendemos com ela.

4.  Ao estudar a vida de Rute aprendo que a fidelidade e a bondade são essenciais para que a família prospere e tenha a proteção do Senhor.

4.1     Com Rute, aprendemos sobre o  valor da fidelidade.

Um dia, Noemi chama as suas duas noras e diz no cap. 1:8-13 e diz:

“…-Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos!  9  O SENHOR permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar! Então Noemi se despediu das suas noras com um beijo.

Porém elas começaram a chorar alto 10  e disseram: -Não! Nós não voltaremos. Nós iremos com a senhora e ficaremos com o seu povo.

11  Mas Noemi respondeu: -Voltem, minhas filhas. Por que querem ir comigo? Vocês acham que eu ainda poderei ter filhos para casarem com vocês? ” (Rute 1:8-11 NTLH)

Orfa, uma de suas noras resolve voltar para casa de seus pais e sua terra,  mas Rute fica.

Enquanto uma retrocede e volta atrás, outra fica. E por ter ficado com Noeme, Deus recompensa a fidelidade de Rute.

Noemi não tinha nada para dar a Rute, não tinha dinheiro, não havia feito promessas, não podia lhe dar um novo casamento, estava velha, mas Rute resolve ficar.

Rute a sua sogra no cap. 1:16: “…o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus….”.

A fidelidade de Rute a Noemi e ao Deus de Noemi é um grande exemplo para nós. Nos dias de hoje, há filhos que abandonam idosos em asilos, que deixam de assisti-los na sua velhice. Rute não era assim. Foi um exemplo de amor e fidelidade.

Rute demonstrou que era fiel nas pequenas coisas da vida. Veja o que Jesus diz  em Lucas 16:10:  “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.”

Quando Noemi insiste para Rute voltar para sua família, veja o que Rute diz:

  • ” 16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. ” (Rute 1:16-17 RA)

A NOSSA FIDELIDADE ATRAI  FIDELIDADE. Rute atraiu fidelidade de Deus e de outras pessoas para ela. Salmos 100:5 diz: “Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”

4.2     O valor da Generosidade

Rute era uma mulher que ficou conhecida por seu exemplo de generosidade. Certa vez um homem rico, chamado Boaz, diz a Rute: “…olha, me contaram sobre tudo o que você fez pela tua sogra, como você deixou pai, mãe, seus parentes e sua terra para ajudá-la”. (2:11)

Mais tarde, a Bíblia conta que Boaz ajuda Rute generosamente permitindo que ela colha comida em suas propriedades.

Quando somos generosos com outras pessoas, recebemos o mesmo. O bem que desejamos que outros façam por nós é o bem que devemos fazer por outros.

Tudo o que semearmos, mais tarde colheremos na mesma proporção.

Pessoas egoístas não sabem dividir, não sabem compartilhar nada com outros. Os egoístas são solitários, porque pensam apenas em si mesmos, e em suas próprias necessidades.

Em Filipenses 2:4, Paulo destaca um aspecto da pessoa generosa: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.”

Rute não pensava apenas em si. E por causa disso Deus a ajudou.

Lembre-se! Deus está disposto a ajudar àqueles que se colocam como instrumentos para servir ao próximo.

4.3     Rute obteve uma vida de prosperidade e proteção de Deus.

  • Rute 4:13: “Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.” (Rute 4:13 RA)
  • Rute 4:17b: “….E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”

Como Deus abençoou de forma tremenda a vida de Rute. Rute e Noemi chegaram a Belém como pobres viúvas

Mas,  pela graça de Deus, mais tarde ela casa com um bom homem, chamado Boaz.

O cap. 4:13diz: “….o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.” O verso 17 deste capitulo diz : “….E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”

Deus foi tão bom com Rute que permitiu que ela tivesse um filho  se tornasse a Avó de Rei David. Veja onde podemos ser levados pela fidelidade a Deus!

Todo o povo de Belem, vê de perto a maravilhosa obra que Deus começa a fazer na vida de Rute e Noemi. As pessoas da sua casa, seus vizinhos testemunharão de perto as grandiosas bênçãos que Deus te Dará.

Quando examinamos a genealogia da família de Cristo, ali encontramos o nome de Rute. Era não era uma judia, não era israelita, mas ali está o seu nome. Rute passou a ser eternamente lembrada, porque decidiu que não iria recuar, abandonando Deus.

Deus exalta aos humildes, Ele honra aos desonrados, Ele da força aos fracos, Ele anima aos de espírito abatido!

O salmista diz no cap. 35:27: “Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!”

5.  Conclusão

Rute desejou ter em sua vida o mesmo Deus de Noemi. O testemunho de Noemi e seu exemplo de vida, influenciaram a Rute ao ponto dela desejar o mesmo Deus de Noemi. “O teu Deus será o meu Deus”.  Será que o teu testemunho, faz com que as pessoas em sua casa, no seu trabalho, queiram ouvir falar do seu Deus? Ou será que o nosso testemunho tem afastado as pessoas do desejo de quererem ouvir acerca do nosso Deus?

Para aqueles que não tem fé, a história de Rute, poderia ser vista apenas como a história de uma viúva de sorte. Mas, Rute não teve sorte, Rute tinha algo muito mais certo do que a sorte. Ela tinha sobre a sua vida a mão de Deus.

As coisas boas que acontecem conosco não resultam de sorte na vida, mas de uma mão soberana, poderosa e gloriosa que atua sobre mim e você.

Quero te convidar para nesta noite clamar ao Senhor pela tua vida, dizendo: Senhor, me ensina a ser fiel mesmo nas circunstâncias difíceis da vida.

Sermão pregado pelo Pr Josias no culto da Família, na Igreja Betel

About these ads

Sou Pastor, músico e professor de teologia. Curso atualmente Análise de sistemas e Licenciatura em Matemática. Resido atualmente na cidade de João Pessoa/PB, onde pastoreio e leciono em vários seminários.

Publicado em Igreja
9 comentários em “SERMÃO: SENDO FIEL A DEUS EM CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS. O EXEMPLO DE RUTE
  1. Anônimo disse:

    a fidelidade é algo glorioso ,,,

  2. Anônimo disse:

    linda mensagem

  3. Felpe disse:

    Benção!!!!

  4. jalnice ferreira dos santos. disse:

    RUTE tinha sobre sua vida a mao de DEUS….
    mao soberana….

  5. Anônimo disse:

    como aprender a pregar a Palavra do Senhor..
    tenho um pouco de dificuldade…

  6. Amei os estudos biblico pois são de tamanha ultilidade para nossas vidas,Deus continue abençoando a todos.

  7. welington santos disse:

    o jejum de Jesus foi pão e água ou só pão?

  8. adilson disse:

    O QUE CHAMOU A ATEÇÃO DE DEUS NA CASA DE OBEDE -EDOM PARA ELE PERMITICE QUE SUA ARCA FOSSE DEIXADA LÁ POR TRÊS MESES.

  9. O meu Pedido de Oracao Pelos Filios e Toda Familia

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

TOTAL GERAL DE ACESSOS:
contador de visitas

Digite seu Email para fazer sua assinatura e receber notificações deste site.
Após confirmar abra sua caixa de Email para concretizar sua assinatura.

Junte-se a 3.748 outros seguidores

Veja o curriculo eclesiástico de Josias Moura de Menezes

Veja o currículo de Josias Moura

Nosso contato:

josiasmoura@hotmail.com

Telefone para envio de mensagens SMS:

(83) 9619.9711 TIM
(83) 8612.6728 OI

ATENÇÃO: NÃO ATENDEMOS A LIGAÇÕES. RESPONDEMOS APENAS A MENSAGENS DE CELULAR.

COMPRE APOSTILAS EM NOSSA CENTRAL APOSTILAS CRISTÃS
Veja a loja Virtual do Pr Josias Moura. Clique na imagem abaixo:
Curso de teologia Básica
Curso para ministros de louvor e adoração
Curso de missões e Evangelismo
Curso de Aconselhamento e Capelânia Cristã
Curso de especialização em Hermenêutica
Adquira nossos CDS

Os cds abaixo possuem um amplo material para seu crescimento espiritual. Há estudos Bíblicos, sermões, comentários, etc..., para que você possa utilizá-los como fonte de consulta diária.

CD. 01: Biblioteca do conhecimento Teológico
CD. 02: Biblioteca do conhecimento Cristão Vol. 01
CD. 03: Biblioteca do Conhecimento Cristão Vol. 02
CD.04: Biblioteca Digital do Pregador
CD. 05: Comentários Bíblicos
CD. 06: Biblia de Estudo Pentecostal
CD. 07: Homilética. A arte da elaboração e comunicação de sermões
CD. 08: Missões e Evangelismo
CD 09. Corinhos para o culto infantil da Tia Amanda e Sua turma
CD 10: Biblioteca Digital de Estudos sobre a família Cristã
CD 11: Biblioteca Digital de Louvor e adoração
CD 12. Coletânia Digital de sermões do Pr Josias Moura
CD 13: Biblioteca dos recursos para o ministério infantil
CD 14. BIBLIOTECA DIGITAL DO CONHECIMENTO CRISTÃO VOL 03
CD 15. PLAYBACK do CD Louvores para o culto infantil Vol. 01
CD 16. Corinhos para o culto infantil Vol. 03
CD 17. Enciclopédia Bíblica- histórica – Teologica – filosófica da Bíblia – 06 volumes em arquivos digitalizados no formato PDF.
CD 18. Bíblioteca Temática de estudos para Escola Bíblica dominical, cultos de doutrina, e grupos familiares.
Comunidade
E-mail para contato:
josiasmoura@gmail.com
Comentaríos recentes deixados por nossos leitores
Marcelo Miranda em TEMA: Restituindo a pér…
Sergio Dias da silva em SERMÃO PARA EVENTO OU C…
Santa Meire em SERMÃO: ABRAÃO, UM PAI EX…
jairo da conceição em Sermão: Atitudes de…
Anônimo em Sermão para o dia dos p…
Paulo Luiz Mendonça em ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS…
Wander Goncalves Vie… em Aula de apologética…
Jones pereira da cos… em Estudo: AMPLIANDO A VIS…
Josué do Nascimento… em Sermão para culto em a…
Josué do Nascimento… em Sermão para culto em a…
Josué do Nascimento… em Sermão para o dia dos pais: Pa…
suely em Curso de missões em Ato…
Neide Maria Conrado… em Curso on line de Anális…
Anônimo em 10.08.2014– Estudo para…
Anônimo em SERMÃO PARA EVENTO OU C…
Aqui você pode administrar o site, e instalar RSS na barra dos favoritos.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.748 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: