Início > Igreja > SERMÃO: SENDO FIEL A DEUS EM CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS. O EXEMPLO DE RUTE

SERMÃO: SENDO FIEL A DEUS EM CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS. O EXEMPLO DE RUTE

Rute: 1:11-18

1.  Introdução

A vida de Rute e Noemi é uma história de determinação, de perseverança e fidelidade a Deus, mesmo quando as circunstâncias são difíceis.

Quero começar destacando alguns fatos na vida de Noemi.

Noemi era uma mulher feliz, por se casada com um bom marido chamado Elimeleque e ter dois filhos.

Noemi e sua família saem de Belém, cidade da região de Judá e vão para Moabe, por causa da fome, e ali naquela terra eles prosperam e vencem as circunstâncias difíceis.

Seus dois filhos casam-se com duas moabitas, chamadas Rute e Orfa.

2.  Em Moabe, Noemi vivencia três momentos difíceis que poderiam ter abalado sua vida.

2.1     O primeiro momento difícil na vida de Noemi é quando morre Elimeleque, o marido de Noemi (1:3).

Ela fica em situação difícil, tendo que criar sozinha seus dois filhos. Acho Noemi uma mulher de fibra, pois ela enfrenta como viúva a criação de seus dois filhos. Ela não se entrega as dificuldades, mas confiando em Deus supera esse momento.

2.2     O segundo momento difícil de Noemi é quando seus dois filhos morrem (1:5).

Em Moabe, Noemi vê os seus dois filhos casarem com Rute e Orfa.

Imagino que após a morte de seu marido,  Noemi transfere seus sonhos e realizações para seus dois filhos. Sem marido, Noemi trabalhava incessantemente para vê-los crescer e se tornarem adultos equilibrados..

Tempos depois, uma tragédia acontece, e Noemi vê os seus filhos morrerem. Com a morte de seus dois filhos, Noemi vê muitos de seus sonhos morrerem. O que toda mãe espera é viver para na velhice e morte ser assistida por seus filhos. Porém, é uma terrivelmente triste uma mãe viver para ver seus filhos morrerem.

Mas, você pensa que Noemi desistiu? Não. Ela não se entregou a uma depressão, a sentimentos negativos de destruição. Ao contrário, a Bíblia diz que nesse momento Noemi tem uma atitude no capitulo 1:6.:  “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”

2.3     O terceiro momento difícil na vida de Noemi é na fase de sua velhice.

Neste momento, ela não tem marido, filhos, não tem mais saúde e nem vitalidade. Outro grande problema de Noemi neste momento, é que seus recursos financeiros acabam.

Que situação hem? Sem marido, sem filhos, sem a possibilidade de casar novamente por causa da idade avançada, e sem dinheiro.

Mas você acha que Noemi desistiu e se entregou completamente a tristeza e ao desanimo? Muitos já teriam desistido em momentos como esse.

3.  Mas, é nesta hora de crise que Noemi mantem viva a lembrança do Senhor.

Veja o que diz o texto em Rute 1:6.: “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto…, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”

Assim com Noemi, lembremo-nos do Senhor nos momentos de crise. Deuteronômio 5:15 diz.: “…porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido…”.

Noemi não foi esquecida por Deus. Rute, sua nora, é levantada por Deus para ajudar Noemi. Rute deixa sua família sua terra, e adota a cultura de Noemi e seu povo. Noemi não tinha materialmente nada para oferecer a Rute, mas Rute se torna sua aliada.

Hoje em dia, muitas pessoas fazem declarações negativas  sobre suas sogras. Por muita vezes, a figura de uma sogra tem sido o alvo de chacotas e piadas.

Mas, em Noemi e Rute, vemos um grande exemplo de bom relacionamento Rute tinha um grande sentimento de amizade e devoção pela sua sogra entre sogra e nora..

Eu gostaria de falar um pouco sobre esta nora, chamada Rute e as grandes lições de vida que aprendemos com ela.

4.  Ao estudar a vida de Rute aprendo que a fidelidade e a bondade são essenciais para que a família prospere e tenha a proteção do Senhor.

4.1     Com Rute, aprendemos sobre o  valor da fidelidade.

Um dia, Noemi chama as suas duas noras e diz no cap. 1:8-13 e diz:

“…-Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos!  9  O SENHOR permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar! Então Noemi se despediu das suas noras com um beijo.

Porém elas começaram a chorar alto 10  e disseram: -Não! Nós não voltaremos. Nós iremos com a senhora e ficaremos com o seu povo.

11  Mas Noemi respondeu: -Voltem, minhas filhas. Por que querem ir comigo? Vocês acham que eu ainda poderei ter filhos para casarem com vocês? ” (Rute 1:8-11 NTLH)

Orfa, uma de suas noras resolve voltar para casa de seus pais e sua terra,  mas Rute fica.

Enquanto uma retrocede e volta atrás, outra fica. E por ter ficado com Noeme, Deus recompensa a fidelidade de Rute.

Noemi não tinha nada para dar a Rute, não tinha dinheiro, não havia feito promessas, não podia lhe dar um novo casamento, estava velha, mas Rute resolve ficar.

Rute a sua sogra no cap. 1:16: “…o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus….”.

A fidelidade de Rute a Noemi e ao Deus de Noemi é um grande exemplo para nós. Nos dias de hoje, há filhos que abandonam idosos em asilos, que deixam de assisti-los na sua velhice. Rute não era assim. Foi um exemplo de amor e fidelidade.

Rute demonstrou que era fiel nas pequenas coisas da vida. Veja o que Jesus diz  em Lucas 16:10:  “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.”

Quando Noemi insiste para Rute voltar para sua família, veja o que Rute diz:

  • ” 16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. ” (Rute 1:16-17 RA)

A NOSSA FIDELIDADE ATRAI  FIDELIDADE. Rute atraiu fidelidade de Deus e de outras pessoas para ela. Salmos 100:5 diz: “Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”

4.2     O valor da Generosidade

Rute era uma mulher que ficou conhecida por seu exemplo de generosidade. Certa vez um homem rico, chamado Boaz, diz a Rute: “…olha, me contaram sobre tudo o que você fez pela tua sogra, como você deixou pai, mãe, seus parentes e sua terra para ajudá-la”. (2:11)

Mais tarde, a Bíblia conta que Boaz ajuda Rute generosamente permitindo que ela colha comida em suas propriedades.

Quando somos generosos com outras pessoas, recebemos o mesmo. O bem que desejamos que outros façam por nós é o bem que devemos fazer por outros.

Tudo o que semearmos, mais tarde colheremos na mesma proporção.

Pessoas egoístas não sabem dividir, não sabem compartilhar nada com outros. Os egoístas são solitários, porque pensam apenas em si mesmos, e em suas próprias necessidades.

Em Filipenses 2:4, Paulo destaca um aspecto da pessoa generosa: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.”

Rute não pensava apenas em si. E por causa disso Deus a ajudou.

Lembre-se! Deus está disposto a ajudar àqueles que se colocam como instrumentos para servir ao próximo.

4.3     Rute obteve uma vida de prosperidade e proteção de Deus.

  • Rute 4:13: “Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.” (Rute 4:13 RA)
  • Rute 4:17b: “….E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”

Como Deus abençoou de forma tremenda a vida de Rute. Rute e Noemi chegaram a Belém como pobres viúvas

Mas,  pela graça de Deus, mais tarde ela casa com um bom homem, chamado Boaz.

O cap. 4:13diz: “….o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.” O verso 17 deste capitulo diz : “….E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”

Deus foi tão bom com Rute que permitiu que ela tivesse um filho  se tornasse a Avó de Rei David. Veja onde podemos ser levados pela fidelidade a Deus!

Todo o povo de Belem, vê de perto a maravilhosa obra que Deus começa a fazer na vida de Rute e Noemi. As pessoas da sua casa, seus vizinhos testemunharão de perto as grandiosas bênçãos que Deus te Dará.

Quando examinamos a genealogia da família de Cristo, ali encontramos o nome de Rute. Era não era uma judia, não era israelita, mas ali está o seu nome. Rute passou a ser eternamente lembrada, porque decidiu que não iria recuar, abandonando Deus.

Deus exalta aos humildes, Ele honra aos desonrados, Ele da força aos fracos, Ele anima aos de espírito abatido!

O salmista diz no cap. 35:27: “Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!”

5.  Conclusão

Rute desejou ter em sua vida o mesmo Deus de Noemi. O testemunho de Noemi e seu exemplo de vida, influenciaram a Rute ao ponto dela desejar o mesmo Deus de Noemi. “O teu Deus será o meu Deus”.  Será que o teu testemunho, faz com que as pessoas em sua casa, no seu trabalho, queiram ouvir falar do seu Deus? Ou será que o nosso testemunho tem afastado as pessoas do desejo de quererem ouvir acerca do nosso Deus?

Para aqueles que não tem fé, a história de Rute, poderia ser vista apenas como a história de uma viúva de sorte. Mas, Rute não teve sorte, Rute tinha algo muito mais certo do que a sorte. Ela tinha sobre a sua vida a mão de Deus.

As coisas boas que acontecem conosco não resultam de sorte na vida, mas de uma mão soberana, poderosa e gloriosa que atua sobre mim e você.

Quero te convidar para nesta noite clamar ao Senhor pela tua vida, dizendo: Senhor, me ensina a ser fiel mesmo nas circunstâncias difíceis da vida.

Sermão pregado pelo Pr Josias no culto da Família, na Igreja Betel

About these ads
CategoriasIgreja
  1. Anônimo
    17/02/2014 às 11:14 PM

    a fidelidade é algo glorioso ,,,

  2. Anônimo
    16/08/2013 às 3:16 PM

    linda mensagem

  3. Felpe
    20/07/2013 às 5:14 PM

    Benção!!!!

  4. jalnice ferreira dos santos.
    19/03/2013 às 12:02 AM

    RUTE tinha sobre sua vida a mao de DEUS….
    mao soberana….

  5. Anônimo
    18/03/2013 às 3:20 PM

    como aprender a pregar a Palavra do Senhor..
    tenho um pouco de dificuldade…

  6. 15/03/2013 às 1:24 AM

    Amei os estudos biblico pois são de tamanha ultilidade para nossas vidas,Deus continue abençoando a todos.

  7. welington santos
    23/06/2012 às 11:50 PM

    o jejum de Jesus foi pão e água ou só pão?

  8. adilson
    31/05/2010 às 7:39 PM

    O QUE CHAMOU A ATEÇÃO DE DEUS NA CASA DE OBEDE -EDOM PARA ELE PERMITICE QUE SUA ARCA FOSSE DEIXADA LÁ POR TRÊS MESES.

  9. 13/01/2010 às 12:17 PM

    O meu Pedido de Oracao Pelos Filios e Toda Familia

  1. No trackbacks yet.

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.834 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: