Sermão: IGREJA DE CRISTO RESPOSTA DE DEUS AO CLAMOR DOS POVOS

TEXTO BASE: Salmos 96:3 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas.

Introdução

Nos últimos duzentos anos da história humana, avançamos em todos os campos do conhecimento científico-tecnológico, mais do que nos últimos 2000 anos. Os avanços experimentados em tantos segmentos, não foram suficientes para dar conforto interior a milhares de pessoas. Em muitos países do mundo, vemos ainda índices de suicídio elevados, taxas de criminalidade crescentes, crises e conflitos sociais como o desemprego, pobreza, e fome.

Podemos concluir, que vivemos em tempos difíceis que foram profetizados, em II Timóteo 3:1-5 pelo apóstolo Paulo, nas seguintes palavras: “1Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. 2 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 4 Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; 5 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!” (NTLH).

Nas palavras proféticas de Paulo, acerca dos tempos finais, concluímos que a humanidade avançou no conhecimento geral, e regrediu em seus conceitos morais e principalmente em seu relacionamento com Deus. O profeta Isaías vislumbrou os dias de hoje e disse em Isaías 33: 9 “A terra geme e desfalece; o Líbano se envergonha e se murcha; Sarom se torna como um deserto, Basã e Carmelo são despidos de suas folhas.”

Qual o remédio para uma sociedade em crise moral e espiritual? Qual a solução para um mundo que clama por alívio, por paz e solução para os seus conflitos? O salmista aqui nos dá a resposta: “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas”. Meu irmão, a Igreja de Cristo é a resposta para os povos que clamam. A Igreja de Cristo é a resposta de Deus, para um mundo que está em crise moral.

Desenvolvimento

ST. PORQUE A IGREJA DE CRISTO É A RESPOSTA DE DEUS AO CLAMOR DOS POVOS?

1. Porque através da Igreja, o mundo conhecerá a glória de Deus: “Anunciai entre as nações a sua glória…”.

Nosso grande objetivo, nossa grande missão, meu irmão, é anunciar a glória de Deus as nações. O mundo precisa conhecer a glória de Deus. Gostaria aqui, de fazer algumas considerações.

Primeiro, entendamos o que é a glória de Deus. A glória de Deus está associada à majestade e o brilho que acompanham a revelação da presença e do poder de Deus. Aqui, quero levar você a lembrar da experiência de Isaías com a glória de Deus, no capitulo 6, de seu livro. No ano 640 a.c, em que o rei Uzias morreu, Isaías tem uma visão. Nesta visão ele vislumbra Deus sentado num alto e sublime trono em sua expressão máxima de sua glória. Enquanto em Jerusalém haviam disputas pelo poder, instabilidade, conflitos sociais e desordem, pelo fato do trono de Uzias está vazio, Isaías vê que o trono celestial permanece ocupado. Deus estará sempre em seu trono, seu governo será eterno.

Isaías fica fascinado com esta visão da glória de Deus. Ele cai em si. E conclui: “Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros….”. Ao ver Deus em seu trono de glória, Isaías entende que é apenas um pecador. Aprendemos aqui, algo importante: QUANDO UM HOMEM PRESENCIA UMA MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DEUS, HÁ UM RECONHECIMENTO DE SUA CONDIÇÃO PECAMINOSA. A glória de Deus nos faz entender quem somos. Somos pecadores que carecem da misericórdia do nosso Deus.

Quando Isaías reconhece o seu pecado, Deus envia um de seus serafins com uma brasa que tinha sido tirada do altar. (verso 6). Este anjo toca na boca do profeta. Há aqui, duas coisas importantes: Primeiro. Deus está purificando o profeta. O fogo é visto como uma ação purificadora do Espírito Santo. Isaías precisa ser purificado porque sem santidade, sem pureza em sua vida, sem consagração, sem separação para o serviço, ele não poderia falar e anunciar a mensagem de seus para os seus compatriotas. Segundo. Após ter sua vida e seus lábios santificados com brasa, Isaías está em condições de ser um porta voz de Deus para sua nação.

Vejo na história relatada neste capitulo, quatro momentos importantes na vida de Isaías:

1)visão da glória de Deus.

2)sentimento de reconhecimento do estado pecaminoso.

3)a ação santificadora de Deus.

4) a chamada divina e o envio.

Após ter sua vida transformada sobrenaturalmente e experimentado o poder santificador de Deus Isaías ouve do Senhor: “A quem enviarei? Quem há de ir por nós?” Deus está aqui, despertando Isaías para a importante tarefa de anunciar sua mensagem para Israel.

Aqui, faço menção a um detalhe importante: não podemos ser mensageiros de uma verdade não experimentada. Não podemos ser porta vozes de uma glória não testemunhada, não sentida, não vivida. Não podemos dar a outros d’aquilo que nunca tivemos. Deus então, permite ao profeta vê-lo em seu trono de glória. E esta experiência permite que Isaías fale de uma glória que ele mesmo experimentou em sua vida. Quero sua atenção para um principio importante, que aqui passo a clarear: A IGREJA DO SENHOR, ANUNCIARÁ AS NAÇÕES UMA MENSAGEM A RESPEITO DA GLÓRIA DE DEUS, QUE RESULTE DE SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA COM DEUS. O que quero dizer, é que as nações precisam ser alcançadas por uma glória de Deus, que também nos alcançou. Portanto, meu irmão quando você dizer a alguém algo do tipo: “veja a glória de Deus”, o que espera-se de mim e você é que também tenhamos em nossas vidas a mesma experiência.

Há ainda outro aspecto a tratar acerca da glória de Deus. Este tem a ver com o fato, que precisamos aprender a perceber a revelação dessa glória em nosso cotidiano. Era isto que Jesus queria ensinar a Marta e Maria. Em João 11, verso 3, as duas irmãs de Lázaro mandam dizer a Jesus: “Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!”. O que viam neste cenário, Marta e Maria? Viam a glória de Deus? Não. Enxergavam apenas a enfermidade. Viam a situação como a maior parte de nós vê. E a verdade, meu irmão é que nós vemos nossas crises, problemas, conflitos e dores de forma limitada. Vemos geralmente pelo pior ângulo. O ângulo da incredulidade, da impossibilidade e da murmuração. Porém, Jesus estava presente naquele momento da vida de Marta e Maria, e queria ensiná-las a ver as suas crises e calamidades de um novo modo. Em sua resposta a Marta e Maria, no verso 4 Jesus demonstra essa nova forma de ver uma crise ou enfermidade: “Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus,…”. Jesus estava ensinando a Marta e Maria, que elas precisavam aprender a enxergar como a glória de Deus se manifesta por meio de nossos conflitos humanos. Aprenda você também a ver nos momentos difíceis de sua vida Deus se revelando em sua glória.

Ao se deparar com um problema difícil, ore assim: “Senhor, me ensina a ver a tua glória nesta situação”. Tenho certeza que Deus não negará a nenhum de nós, experiências diárias e cotidianas com a sua glória. AS NAÇÕES NÃO ALCANÇADAS, INTERPRETAM OS SEUS CONFLITOS PELO PIOR ÂNGULO POSSÍVEL. E por isso, a Igreja do Senhor é a resposta para o clamor dos povos, porque temos experimentado seguidas manifestações da glória de Deus em nós, e precisamos compartilhar isto com outros, para que estes aprendam a ver a glória de Deus através de seus conflitos e crises.

2. A igreja de Cristo é a resposta ao clamor dos povos, porque através dEla, o mundo verá as maravilhas do Senhor: “…entre todos os povos, as suas maravilhas.”

O salmista está dizendo, que a Igreja anunciará também “…entre todos os povos as suas maravilhas…”. Quero definir o termo “maravilhas”. No grego a palavra é: dunamiv (dunamis). Dunamis pode ser traduzido como poder, força ou habilidade para realizar milagres. Estamos então falando de sinais milagrosos realizados por Deus.

Em êxodo 4, após ter recebido de Deus a ordem para comandar o êxodo dos israelitas no Egito, Moisés questiona Deus dizendo: “Mas, os israelitas não vão acreditar em mim, nem dar atenção ao que eu falar e vão dizer que o Senhor não me apareceu”. Deus então manda Moisés pegar o seu bastão e jogá-lo no chão. Inexplicavelmente, acontece um milagre. O bastão transforma-se em cobra (cap.4:4). Deus realiza ainda, nos versos seguintes outros milagres. Mas preste atenção ao que Deus diz a Moisés no verso 5: “Faça isso para provar aos israelitas que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó apareceu a você”.

O que concluímos com estes versos? Moisés deveria anunciar a mensagem de Deus a Faraó. E este anúncio seria acompanhado por maravilhas e sinais. E estes sinais comprovariam que Deus estava ao lado de Moisés.

Jesus foi claro ao dizer em Marcos 16:17,18 que “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”

Mas, é neste ponto da nossa reflexão que desejo lhe questionar. Você tem visto ultimamente, muitos sinais operados por Deus através de sua vida? Talvez, alguns de nós, honestamente concluiremos que não. Certamente somos levados a concluir, que hoje observamos uma visível redução da manifestação de milagres como aqueles que Jesus realizava, como mortos que ressuscitavam, paralíticos que andavam.

Talvez você pergunte: Será que Deus mudou sua maneira de agir com relação a milagres? Acredito que não. Nós é que mudamos nossas atitudes. A diminuição de milagres em sua vida ou até a ausência, pode ser explicada pela ausência de vida consagrada e santa no altar no Senhor. Precisamos aqui, lembrar das palavras de Josué ditas ao povo no capítulo 3:5, quando ele e os israelitas estavam diante do rio Jordão, e precisavam de um milagre para atravessar o rio: “Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós…”.

A escassez de milagres na vida de muitos crentes resulta da ausência de um projeto de vida, dirigido para busca de santidade. Santifique-se meu irmão, porque somos a resposta de Deus para os problemas desta geração, e precisamos pedir ao Senhor que evidencie sinais e maravilhas entre todos os povos ainda não alcançados.

Em alguns momentos de nossas vidas, precisamos confrontar o poder maligno, por meio de sinais e maravilhas. Quem não se lembra do confronto de forças entre Elias e os 400 profetas de Baal? O povo estava dividido entre o Deus de Elias e o deus dos 400 profetas. Mas, foram sinais milagrosos realizados por Deus, diante daquela multidão dividida, que provaram aos indecisos e aos de coração dividido que Deus é Senhor absoluto e soberano.

Temos visto, muitos operadores de milagres trabalhando para o maligno, por meio de uma semeadura incessante de engano. Destronemos satanás destes corações seduzidos por falsos milagres e sinais, e peçamos a Deus, que derrame em nossas vidas um novo tempo de manifestações de sinais e maravilhas.

Conclusão

Entenda que Deus projetou a sua vida para que você seja um instrumento dEle em um plano de salvação daqueles que estão perdidos. Porém, é preciso saber se você tem se colocado nas mãos do Senhor como um vaso nas mãos do oleiro. Será que Deus pode contar com você? Será que você pode falar como Isaias, que disse: “eis-me aqui Senhor, envia-me a mim”.

Sermão pregado pelo Pr Josias Moura de Menezes em conferência Missionaria na Igreja Batista de Macau/RN

About these ads

Sou Pastor, músico e professor de teologia. Curso atualmente Análise de sistemas e Licenciatura em Matemática. Resido atualmente na cidade de João Pessoa/PB, onde pastoreio e leciono em vários seminários.

Publicado em Igreja
4 comentários em “Sermão: IGREJA DE CRISTO RESPOSTA DE DEUS AO CLAMOR DOS POVOS
  1. mauro disse:

    mensagem edficante e objetiva parabens a CRISTO em voce.

  2. elisandra aparecida de oliveira pereira disse:

    senhor,aguardo de ti uma resposta.por favor misericordia…

  3. julieth e marconi pereira disse:

    NOSSA AMEI TUDO OREM POR MIM IRMAOS EU PRESISO VER MARCONI PEREIRA URGENTE ELE MORA NO PERNAMBUCO E TA SEM DINHEIRO PRA VIR EM ARAÇATUBA SP AJUDENOIS PRA DEUS NOS DAR CONDIÇOES AMEM VC FIQUE FIRMES PARA SER NOSSAS FORÇA

  4. walteilton alves barbosa disse:

    parabens pela palavra missionaria preciso aprender mais do tema de missiolozia e resgate de alma assinado walteilton

Deixe sua mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

TOTAL GERAL DE ACESSOS:
contador de visitas

Digite seu Email para fazer sua assinatura e receber notificações deste site.
Após confirmar abra sua caixa de Email para concretizar sua assinatura.

Junte-se a 3.821 outros seguidores

Veja o curriculo eclesiástico de Josias Moura de Menezes

Veja o currículo de Josias Moura

Nosso contato:

josiasmoura@hotmail.com

Telefone para envio de mensagens SMS:

(83) 9619.9711 TIM
(83) 8612.6728 OI

ATENÇÃO: NÃO ATENDEMOS A LIGAÇÕES. RESPONDEMOS APENAS A MENSAGENS DE CELULAR.

COMPRE APOSTILAS EM NOSSA CENTRAL APOSTILAS CRISTÃS
Veja a loja Virtual do Pr Josias Moura. Clique na imagem abaixo:
Curso de teologia Básica
Curso para ministros de louvor e adoração
Curso de missões e Evangelismo
Curso de Aconselhamento e Capelânia Cristã
Curso de especialização em Hermenêutica
Adquira nossos CDS

Os cds abaixo possuem um amplo material para seu crescimento espiritual. Há estudos Bíblicos, sermões, comentários, etc..., para que você possa utilizá-los como fonte de consulta diária.

CD. 01: Biblioteca do conhecimento Teológico
CD. 02: Biblioteca do conhecimento Cristão Vol. 01
CD. 03: Biblioteca do Conhecimento Cristão Vol. 02
CD.04: Biblioteca Digital do Pregador
CD. 05: Comentários Bíblicos
CD. 06: Biblia de Estudo Pentecostal
CD. 07: Homilética. A arte da elaboração e comunicação de sermões
CD. 08: Missões e Evangelismo
CD 09. Corinhos para o culto infantil da Tia Amanda e Sua turma
CD 10: Biblioteca Digital de Estudos sobre a família Cristã
CD 11: Biblioteca Digital de Louvor e adoração
CD 12. Coletânia Digital de sermões do Pr Josias Moura
CD 13: Biblioteca dos recursos para o ministério infantil
CD 14. BIBLIOTECA DIGITAL DO CONHECIMENTO CRISTÃO VOL 03
CD 15. PLAYBACK do CD Louvores para o culto infantil Vol. 01
CD 16. Corinhos para o culto infantil Vol. 03
CD 17. Enciclopédia Bíblica- histórica – Teologica – filosófica da Bíblia – 06 volumes em arquivos digitalizados no formato PDF.
CD 18. Bíblioteca Temática de estudos para Escola Bíblica dominical, cultos de doutrina, e grupos familiares.
Comunidade
E-mail para contato:
josiasmoura@gmail.com
Comentaríos recentes deixados por nossos leitores
Idenor Vieira Guimar… em Sermão: Vitória…
Ev. Gustavo Gouveia… em Sermão: Vitória…
Domingas Ferreira em Sermão para culto da fa…
Domingas Ferreira em Curso de missões em Ato…
Roberval Cordeiro em 17.09.2014 – EBD –…
Wilson Maia em 17.09.2014 – EBD –…
Manoel Silveira de O… em 17.09.2014 – EBD –…
Anônimo em 17.09.2014 – EBD –…
Marcelo Miranda em TEMA: Restituindo a pér…
Sergio Dias da silva em SERMÃO PARA EVENTO OU C…
Santa Meire em SERMÃO: ABRAÃO, UM PAI EX…
jairo da conceição em Sermão: Atitudes de…
Anônimo em Sermão para o dia dos p…
Paulo Luiz Mendonça em ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS…
Wander Goncalves Vie… em Aula de apologética…
Aqui você pode administrar o site, e instalar RSS na barra dos favoritos.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.821 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: